Arquivo
Segundo o deputado, a resposta encaminhada por meio de ofício aponta a falta de uma estratégia por parte da Secretaria de Estado da Saúde diante de uma crise de abastecimento.
O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) apresentou requerimento direcionado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná solicitando os motivos que justificam o aumento de 43% no valor da tarifa de pedágio nas praças sob a responsabilidade da Rodonorte.
De acordo com o deputado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos últimos 12 meses, é de 3,14% e a disparidade entre os dois percentuais é incoerente.
No ano passado, um acordo de leniência foi firmado entre a pedageira e o Ministério Público Federal, após investigações apurarem irregularidades nos contratos de pedágio. Com isso, a empresa reduziu em 30% o valor das tarifas além de pagar multa na ordem de R$ 35 milhões e a execução de obras adicionais que somam R$ 350 milhões até dezembro de 2021.
O acordo terminou na semana passada e, imediatamente, foi concedido o reajuste. Plauto afirma que o secretário Sandro Alex deveria ter feito uma discussão com a sociedade antes de permitir a alteração dos valores das tarifas. “Estou envergonhado de ver essa situação”, declarou. (Com assessoria)