Arquivo
No início do mês passado, o governador eleito Ratinho Junior (PSD) encampou a proposta em visita a Assembleia Legislativa. Câmaras Municipais por todo o Estado também já estão discutindo a proposta.
O deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho deve permanecer no Democratas, atendendo o pedido da sua base, prefeitos e vereadores filiados ao partido. Mas deverá apoiar o deputado estadual Ratinho Jr. na disputa para o governo do Estado. O anúncio do apoio de Plauto à Ratinho Jr. promove um racha no DEM. O partido anunciou apoio à reeleição da governadora Cida Borghetti (PP).
À pouco Plauto divulgou uma nota sobre a sua decisão. “Fico no Democratas após receber a garantia de que a minha decisão de apoiar a pré-candidatura de Carlos Massa – Ratinho Júnior será respeitada. Até porque, estamos distantes ainda do período das convenções quando, de fato, iremos definir qual o caminho a nossa legenda irá trilhar. Teremos tempo para mais debates. E serão nesses momentos que terei a oportunidade de continuar defendendo a ideia de apoiar um novo projeto para o Paraná”, escreveu.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELO DEPUTADO PLAUTO MIRÓ:
Por um ideal de liberdade e o respeito ao direito de escolha
Estou em casa! E assim pretendo permanecer até quando for possível. Digo isso, pois, para mim, a casa é o lugar onde encontramos abrigo, conforto e segurança. É onde constituímos família e escrevemos nossa história.
A casa à qual me refiro é o Partido da Frente Liberal fundado em 1985 e hoje denominado Democratas. Mudou o nome, mas se mantiveram as convicções e os princípios que sustentam a busca pelo bem maior no do nosso país.
Foi aqui que cresci como homem, cidadão e político.
O pilar que sustenta essa estrutura é o compromisso com todas as formas de liberdade. Que preza pelo desenvolvimento econômico, o fim da burocracia, a descentralização dos poderes e o direito à propriedade.
Os propósitos estabelecidos na carta que rege os rumos do partido se pôs à frente do contraditório. Fiquei comovido diante da atitude dos velhos amigos que fizeram valer a minha liberdade de escolha.
Fico no Democratas após receber a garantia de que a minha decisão de apoiar a pré-candidatura de Carlos Massa – Ratinho Júnior será respeitada. Até porque, estamos distantes ainda do período das convenções quando, de fato, iremos definir qual o caminho a nossa legenda irá trilhar.
Teremos tempo para mais debates. E serão nesses momentos que terei a oportunidade de continuar defendendo a ideia de apoiar um novo projeto para o Paraná.
Plauto Miró Guimarães
Lupion descarta 'racha' no DEM
Especial para o BLOG DO JOHNNY
A decisão do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho em permanecer no DEM mesmo apoiando a pré-candidatura do deputado Ratinho Junior (PSD) ao governo do Estado representa um ‘racha’ no Democratas, polêmica que é desconversada pelo presidente estadual do DEM, deputado Pedro Lupion, que disse em entrevista ao BLOG DO JOHNNY hoje que a decisão de Plauto foi acertada e que é preciso separar o momento atual e o que virá pela frente, referindo-se às eleições para governo do Estado. “Conversamos com o deputado Plauto, foi uma decisão acertada. E só vamos conversar sobre eleições em julho ou agosto, prazo final das convenções. Agora estamos falando de continuidade do governo Beto Richa com a governadora Cida Borghetti. As coisas vão se acertando com o tempo”, aposta.
Lupion reconhece que Plauto tem maior simpatia por Ratinho Junior e afirma que para o partido seria lamentável perder um deputado como Plauto. “Para nós seria uma perda incalculável a do deputado Plauto. Ele é um grande parceiro, o partido se identifica com ele e ele com o partido. Ele faz parte da nossa história, sempre foi um dos militantes mais importantes que temos no Estado e a saída dele seria muito ruim para todos. Ele tem toda a liberdade conosco e o partido vai respeitar as decisões que ele tomar”, afirmou.
Quanto à possibilidade de Plauto vir a somar com o projeto da governadora Cida Borghetti, Lupion disse que nada impede Plauto de participar da base de governo e apoiar as medidas enviadas à Assembleia Legislativa. “Ele vai fazer o trabalho dele como primeiro secretário e nada impede de compor nossa bancada de apoio ao governo de estado”, disse.
Sobre assumir a liderança do governo na ALEP e a expectativa com a nova governadora, Lupion afirmou que este é um governo de continuidade, sem grandes mudanças, onde a maioria dos secretários vai permanecer, e que ficou honrado com convite da governadora para liderar a base na Assembleia. “É um trabalho que me engrandece e um desafio extremamente importante que espero cumprir com a mesma competência com que o deputado Romanelli conduziu nos últimos oito anos”, finalizou.