Arquivo
Em uma união de esforços dos deputados estaduais Plauto Miró e Mabel Canto, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais recebeu do Governo do Estado na última quinta-feira, 26, dez novos conjuntos de equipamentos para leitos de tratamento intensivo (UTI). “Nos próximos dias mais 10 leitos vão ser instalados na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa”, anunciou o parlamentar.
Em uma união de esforços dos deputados estaduais Plauto Miró (DEM) e Mabel Canto (PSC), o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) recebeu do Governo do Estado na última quinta-feira, 26, dez novos conjuntos de equipamentos para leitos de tratamento intensivo (UTI). Os monitores multiparamétricos e os respiradores pulmonares artificiais, adquiridos pela Secretaria da Saúde, têm um valor aproximado de R$ 650 mil.
“Com a união de esforços, o Hospital Regional dos Campos Gerais recebeu os 10 primeiros leitos de UTI que se somam aos outros 20 já existentes. Essa nova estrutura vai ficar à disposição, em um andar isolado, para os possíveis casos de Covid-19”, destacou Plauto nas redes sociais, anunciando que nos próximos dias mais 10 leitos serão instalados na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. “Estamos trabalhando para não deixar a população sem atendimento”, completou o parlamentar.
“Os novos equipamentos são um compromisso do secretário Beto Preto e sua equipe com o HU da UEPG. Fizeram parte desse processo os deputados estaduais que representam nossa cidade, Mabel Canto e Plauto Miró Guimarães Filho, que são históricos defensores do nosso HU”, ressaltou o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.
Ampliar os leitos de UTI é necessário para continuar atendendo à demanda constante da população, além dos novos casos de Covid19, como conta a diretora geral do HU, professora Luciane Cabral. “Já atendemos às urgências e emergências de toda a região e algumas doenças graves vão continuar a acometer os pacientes, que vão precisar de UTI. Desta forma, é fundamental ampliar o número de leitos para suprir esta nova necessidade”, afirma Luciane. Somando estes equipamentos a outros já existentes no Hospital, foi possível montar dez novos leitos para atendimento a pacientes críticos. Estes leitos estão em um andar isolado do Hospital, destinado exclusivamente para o atendimento a casos de Covid19. Neste espaço, também estão disponíveis leitos clínicos, para atendimento a casos moderados. O acesso é restrito a profissionais do setor, mediante uso de vestimenta especial. “O andar foi inteiramente isolado, com regras rígidas de acesso de pessoas, suprimentos e alimentação e ainda paramentação exclusiva para uso em pacientes suspeitos ou confirmados com corona vírus”, explica a diretora do hospital.
37 MILHÕES – A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) transferiu R$ 37,7 milhões do Fundo de Modernização do Legislativo para o Fundo Estadual de Saúde do Paraná. Os recursos serão destinados às ações de combate e prevenção do novo coronavírus e da dengue. O valor é o montante total disponível no Fundo do Legislativo.
Plauto Miró, que é vice-presidente da ALEP, destacou a devolução dos recursos. “Estamos fazendo a nossa parte. O momento é de união de todos para preservar a vida”, disse. (Com assessorias)