8 de fevereiro de 2018

Plauto comemora a criação do SAMU Regional com transporte aéreo

Divulgação

A expectativa é de que o serviço comece a ser implantado a partir de março

Durante a visita do ministro da Saúde Ricardo Barros à Ponta Grossa no início da semana, o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) recebeu a confirmação de que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional será efetivado nos Campos Gerais. Com isso, além de Ponta Grossa e Castro, o serviço vai ser estendido para 26 municípios que fazem parte da 3ª (Ponta Grossa), 4ª (Irati) e 21ª (Telêmaco Borba) Regionais de Saúde.

Plauto vem constantemente cobrando a expansão do serviço, que contará com ao menos sete UTIS móveis, distribuídas em pontos estratégicos, com médicos e enfermeiros. Além disso, outras 25 ambulâncias de suporte básico vão compor a estrutura do SAMU Regional. Assim toda a Região contará com atendimento de urgência pré-hospitalar, fazendo com que o paciente seja conduzido com mais rapidez para o hospital que ofereça o atendimento específico para a situação.

O SAMU Regional vai contar ainda com o apoio do Grupamento Aéreo Policial de Resgate (GRAER) que será instalado no aeroporto Sant’Ana em Ponta Grossa. Em outubro do ano passado o governador Beto Richa (PSDB) confirmou a instalação da unidade especial da Polícia Militar nos Campos Gerais, durante a entrega de obras de melhorias do Hospital Anna Menarim em Castro.

“Tenho feito várias cobranças em prol dos Campos Gerais e a praticamente todas foram atendidas pelo governador Beto Richa. Mas essa, em especial, provavelmente será a mais impactante, pois será um serviço que vai salvar muitas vidas, como já vem acontecendo em outras regiões do Paraná”, declarou Plauto.

CIMSAMU – O primeiro passo para a instalação do SAMU Regional foi a criação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSAMU). O estatuto foi aprovado no último dia 02, durante uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

De acordo com a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, a regulação do SAMU Regional ficará em Ponta Grossa. “As chamadas para o 192 de toda a região serão atendidas por uma central que irá mobilizar a equipe mais adequada para o atendimento”, explica a diretora.

Sheila também conta que a equipe de regulação acionará o hospital que irá receber o paciente e definirá o tipo de ambulância necessário para fazer o deslocamento. “Dependendo da gravidade do caso a equipe poderá definir pelo transporte aéreo, tornando ainda mais rápido o atendimento. A implantação do SAMU Regional garantir melhor tempo resposta no atendimento emergencial”, afirma. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos