Divulgação
Documentos que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do Município pelos próximos dez anos devem ser encaminhados para a Câmara Municipal hoje, 1º.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), entregou oficialmente ontem, 30, a revisão do Plano Diretor (PD) e o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Ponta Grossa, documentos que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do Município pelos próximos dez anos. Os planos serão encaminhados para a Câmara Municipal para discussão hoje, 1º.
Em janeiro de 2018 foi aberto um processo licitatório para definição da empresa responsável pelos serviços especializados na consultoria do PD e do PlanMob, e em março, a Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria iniciou o trabalho em conjunto com o Iplan, que durou 18 meses, encerrado no início do mês passado. De acordo com o presidente do Instituto, Ciro Ribas, durante o processo foram realizadas mais de 60 reuniões e 800 contribuições coletivas, entre oficinas comunitárias e audiências públicas para o desenvolvimento dos projetos. O documento final possui 11 volumes e está integralmente disponível no site do Iplan.
Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), os planos entregues foram produzidos através de um diagnóstico da realidade local, e estão de acordo com as transformações que o Município passa e irá passar nos próximos anos. “A entrega do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana é histórica para Ponta Grossa, pois com estes documentos, estamos projetando a cidade para o futuro de forma organizada e planejada, considerando também questões ambientais, de acessibilidade e para o crescimento correto da cidade”, explicou Rangel.
Para que os planos sejam colocados em prática, é necessária a análise e aprovação dos documentos no Legislativo Municipal. De acordo com Ciro Ribas, o Instituto e a equipe técnica que participou da elaboração do PD e do PlanMob estão à disposição da Câmara Municipal para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre os documentos. “Foram 18 meses de trabalho intenso e de muita responsabilidade. Através do Plano Diretor estamos projetando as diretrizes do futuro de Ponta Grossa, e com o Plano de Mobilidade Urbana foram consideradas melhorias que envolvem o trânsito, sinalização, calçadas, acessibilidade e espaços coletivos que toda a população utiliza”, informa. (Com assessoria)