2 de maio de 2017

PG investe quase R$ 100 mil em inovação tecnológica

A Prefeitura de Ponta Grossa assinou contrato com o Sebrae para a prestação de serviços de consultoria de mapeamento do ecossistema de inovação do Município

A Prefeitura Municipal de Ponta grossa assinou na última sexta-feira, 28, contrato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fomentar o progresso da cidade. Trata-se de uma prestação de serviços de consultoria para realização de mapeamento do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, englobando identificação de setores estratégicos e criação de um plano de ação para desenvolvimento local das micro e pequenas empresas.

Serão investidos R$ 95 mil no projeto, que deverá ser finalizado em cerca de sete meses. Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, esta parceria deverá ser um norte para o futuro da inovação, e permite uma pesquisa plural. “Estruturar este ecossistema ponta-grossense deverá ser um esforço conjunto entre o governo municipal, o Sebrae, e todos que possam contribuir para o projeto, como as nossas universidades”, afirma o secretário.

O gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, também aposta na participação acadêmica. “Não podemos deixar de olhar para o setor do conhecimento. Temos várias faculdades com ações voltadas para a inovação”, explica Franzim, que destaca que Ponta Grossa tem avançado no setor e no reconhecimento do micro e pequeno empresário. “Estamos vendo o desenvolvimento acontecer. São iniciativas como essa que nos possibilitam direcionar o trabalho para a inovação”, analisa o gerente regional.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) contou que em visita recente à Brasília, no XIVº Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), os números apresentados por Ponta Grossa chamaram a atenção de outras cidades. “Vimos os gráficos de investimento no Micro Empreendedor Individual se destacar, graças a projetos como a Sala do Empreendedor. Outros prefeitos também elogiaram nosso 7º lugar nacional em Saneamento Básico e nosso saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), por exemplo”, conta o prefeito.

 

PROJETO – Para categorizar o ecossistema de inovação de Ponta Grossa, o projeto assinado foi dividido em três etapas:

Etapa 1 – Diagnóstico: mapeamento das ICTIs, incubadoras de empresas, centors de inovação, parque tecnológico, pesquisadores públicos e independentes, sistema municipal de C.T&I e Política Municipal de Inovação que compõe o ecossistema de Ponta Grossa. Será realizada uma análise das vocações locais e as potencialidades da região em termos de pesquisas científicas e tecnológicas, para identificar quais os setores estratégicos portadores de futuros e quem são os atores chaves que podem apoiar esse fortalecimento.

Etapa 2 – Planejamento: a partir da definição dos setores estratégicos será elaborada uma análise do radar de inovação para cada setor, composto por fatores como capital humano, cultura empreendedora, políticas públicas de apoio à inovação e empreendedorismo, existência de empreendimentos inovadores, clusters, governanças e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI).

Etapa 3 – Plano de Ação: estratégias de curto, médio e longo prazo para cada vertente e setor estratégico definido anteriormente. Será construído detalhamento das ações do plano operacional, em conjunto com os atores locais, para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos