Arquivo
Pela terceira vez a prefeita e candidata a reeleição Elizabeth Schmidt ocupa o horário da propaganda eleitoral do candidato a prefeito Marcelo Rangel no rádio e na televisão. Mais uma vez Rangel foi condenado por veicular fake news. Juiz diz que Rangel atua “com desprezo pela verdade, beirando à má-fé”.
Servidores municipais efetivos receberam o salário de dezembro parcialmente hoje, 30. Muitos servidores procuraram a reportagem do Blog do Johnny demonstrando a sua indignação com a administração do prefeito Marcelo Rangel (PSDB). Foram pagos somente os salários dos servidores efetivos sem as horas extras. Já os servidores comissionados, 320 no total, e os estagiários, 850 ao todo, não receberam o salário.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServ), que divulgou uma nota sobre a falta de pagamento. “Final do ano chegou, época de festas, de viagem, muitos trabalhadores se programam para fazer uma viagem com a família, muitas vezes a única do ano, ou mesmo aquela ceia para receber os familiares, muitos esperando o pagamento de dezembro para realizar tudo isso ou simplesmente para colocar as contas em dia. Mas em vez de receber o esperado, são surpreendidos com o pagamento parcial do salário”, diz o documento do Sindicato relatando o prejuízo dos servidores municipais.
“Atendemos hoje muitos servidores que estão desalentados, pois receberam menos da metade da remuneração a qual estão habituados. Não é a primeira vez que esse atraso ocorre, somente em 2019 foram três vezes e os servidores sabem muito bem o estrago que fará no próximo pagamento, pois serão somadas as horas de dois meses em um só pagamento e a consequência disso é a elevação no desconto do INSS e Imposto de Renda”, aponta Roberto Ferensovicz, presidente do SindServ.
De acordo com o Sindicato, a falta de pagamento das horas extras traz “frustração” aos trabalhadores. “São muitas horas de trabalho além da carga horária normal. Na maioria dos casos a jornada excedente visa cobrir falta de pessoal nos setores. A consequência é a sobrecarga de trabalho. Muitos deixam suas atividades pessoais, deixam suas famílias para realizar a escala de trabalho proposta pela chefia. E o que recebem como reconhecimento do esforço adicional? O pagamento pela metade, frustração, raiva, indignação e principalmente falta de valorização”, critica a entidade.
O Sindicato critica a falta de manifestação do Governo sobre a falta de pagamento. “O que mais aborrece os servidores é que não houve sequer uma manifestação do Governo. Nenhuma nota explicando o motivo do atraso ou quando o salário será depositado. O governo também precisa explicar como ficará o prejuízo com os encargos de Imposto de Renda e INSS que, por causa deste atraso, serão descontados a mais na próxima folha”, cobra o Sindicato.
MOBILIZAÇÃO – Na próxima sexta-feira, 03, às 13h30, o SindServ iniciará a mobilização dos servidores em uma assembleia no Hospital Municipal (Ponto Socorro), buscando cobrar do Governo o pagamento imediato das horas extras. (Com assessoria)
ATUALIZADA 31/12 – 12h24 – SindServ informa que comissionados e estagiários foram pagos.