Arquivo
A representatividade política dos irmãos Oliveira no governo Ratinho Junior trará ainda mais benefícios para Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais.
Após o anúncio ainda em dezembro do ano passado, do deputado estadual Marcelo Rangel para a nova Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, hoje, 27, o governador Ratinho Júnior confirmou o retorno do deputado federal Sandro Alex (todos do PSD) para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. É a primeira vez na história que Ponta Grossa tem dois representantes no primeiro escalão no governo estadual.
A representatividade política dos irmãos Oliveira no governo Ratinho Junior trará ainda mais benefícios para Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais, a exemplo do primeiro mandato do governador, quando Sandro ocupou o comando da SEIL, e a cidade e a região receberam grandes investimentos na área da infraestrutura e logística, o que favoreceu para o maior desenvolvimento na área industrial e, consequentemente, maior arrecadação e geração de empregos. Com a cidade sendo apontada como uma das três cidades mais inteligentes do Brasil, na área da Inovação com Rangel no comando da pasta, Ponta Grossa deverá se consolidar como polo de desenvolvimento e tecnologia do Estado.
TIME ESCALADO – Além de Sandro Alex, o governador anunciou hoje os nomes do deputado estadual Marcio Nunes (PSD) para a Secretaria do Turismo, que foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da qual foi titular na gestão anterior. E do ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, para a Secretaria da Justiça e Cidadania.
Com as novas indicações, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA – A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística é responsável pela gestão e obras nos diferentes modais logísticos do Paraná, incluindo estradas, portos, aeroportos e ferrovias do Estado. Sua estrutura conta com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a empresa pública Portos do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).
A gestão atual dará continuidade à política que pretende transformar o Paraná na principal central logística da América do Sul. Com isso, obras aguardadas há décadas pela população estão saindo do papel, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a duplicação e aumento de capacidade da PR-323, no Noroeste, a revitalização da PRC-280, no Sudoeste, a pavimentação da Estrada Boiadeira, também no Noroeste, entre outras. Recentemente, o governador Ratinho Junior anunciou mais R$ 3,4 bilhões em obras, o maior pacote na infraestrutura do Estado.
Também houve inovações nos últimos anos, com a criação do Voe Paraná, o maior programa de aviação regional do País, e o avanço no projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá. Nos portos, obras constantes de ampliação e aumento de capacidade de escoamento, além de melhorias na gerência, fizeram com que o Estado fosse eleito por três anos consecutivos como a melhor gestão portuária do País.
O principal desafio neste novo mandato é levar para a frente o Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná, que está sendo alinhado com o governo federal. Com 3,3 mil quilômetros de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada, a previsão é que a nova modelagem conte com mais de R$ 50 bilhões de investimentos e tarifas de pedágios mais baratas, além da transparência no processo, com o leilão sendo feito na Bolsa de Valores.
À frente da pasta por mais de três anos, entre 2019 e 2022, o secretário tem experiência nesse trabalho. Eleito deputado federal por quatro mandatos, Sandro Alex é natural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
TURISMO – A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) está entre as pastas que voltou a ter uma estrutura própria após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado. O objetivo é promover o potencial turístico do Paraná e a ampliação dos empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo.
O órgão nasce com a extinção da Paraná Turismo e busca das condições de vida dos paranaenses por meio da difusão e promoção do desenvolvimento regional. A estrutura vai incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior. Também faz parte da secretaria o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), para as decisões colegiadas.
A nova organização visa a modernização da gestão e a integração entre o setor público e privado e a ampliação da participação do setor na economia de forma sustentável. A conservação, valorização da diversidade cultural e natural, com foco na melhoria da qualidade de vida da população, são algumas das diretrizes estabelecidas para vencer os desafios dos próximos quatro anos.
Natural de Campo Mourão, Marcio Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade entre 1996 e 2000. No Governo do Estado, assumiu em 2011 a presidência do antigo Instituto das Águas do Paraná e foi secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo entre 2019 e 2022.
JUSTIÇA E CIDADANIA – A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania é um desmembramento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O objetivo da nova pasta é ampliar a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também vai coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento às violações de direitos.
A pasta vai administrar a rede dos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade (Censes) para jovens em conflito com a lei; a proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor; a prevenção, repressão e fiscalização do uso de entorpecentes; entre outros.
O novo secretário é natural de União da Vitória, no Sul do Estado, onde foi eleito para exercer o cargo de prefeito, em 2016. Em 2014 foi candidato a deputado estadual e em 2022 ficou com a segunda suplência de uma das cadeiras da Câmara dos Deputados pelo partido União Brasil. Santin Roveda é empresário, filho do ex-deputado federal Airton Roveda, é casado e pai de um filho. (Com AEN)
CONFIRA OS NOMES CONFIRMADOS DO PRIMEIRO ESCALÃO DO PARANÁ:
Casa Civil: João Carlos Ortega.
Subchefe da Casa Civil: Lúcio Mauro Tasso.
Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo.
Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara.
Casa Militar: Sérgio Vieira Benício.
Chefia de Gabinete: Darlan Scalco.
Cidades: Eduardo Pimentel.
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Aldo Bona.
Comunicação: Cleber Mata.
Cultura: Luciana Casagrande Pereira.
Desenvolvimento Social e Família: Rogério Carboni.
Desenvolvimento Sustentável: Valdemar Bernardo Jorge.
Educação: Roni Miranda.
Esporte: Helio Wirbiski.
Fazenda: Renê Garcia.
Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros.
Infraestrutura e Logística: Sandro Alex.
Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel.
Justiça e Cidadania: Santin Roveda.
Mulher e Igualdade Racial: Leandre Dal Ponte.
Planejamento: Guto Silva.
Saúde: Beto Preto.
Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira.
Trabalho, Qualificação e Renda: Mauro Moraes.
Turismo: Marcio Nunes.
Controladoria-Geral do Estado: Raul Siqueira.
Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva.
Agência de Assuntos Metropolitanos: Gilson Santos.
BRDE: Wilson Bley Lipski.
Celepar: Andre Gustavo Garbosa.
Cohapar: Jorge Lange.
Compagas: Rafael Lamastra.
Copel: Daniel Pimentel Slaviero.
Detran: Adriano Furtado.
Ferroeste: André Gonçalves.
Fomento Paraná: Heraldo Neves.
Invest Paraná: Eduardo Bekin.
Portos do Paraná: Luiz Fernando Garcia.
Sanepar: Claudio Stabile.