18 de agosto de 2020

PC do B repudia demissão de trabalhadores do transporte coletivo

Arquivo

“O Partido Comunista do Brasil através do seu Diretório Municipal de Ponta Grossa vem a público lamentar que, novamente, se aposte em soluções onde quem paga a conta são os trabalhadores e trabalhadoras”.

A Organização de Base do Transporte do PCdoB Ponta Grossa e o Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B) emitiram, ontem, 17, nota de repúdio a demissão de 70 trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG), concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa. Confira:

Nota de Repudio a Demissão de 70 Trabalhadoras e Trabalhadores do Transporte Coletivo de Ponta Grossa

A Viação Campos Gerais (VCG) confirmou na manhã desta segunda-feira, 17, que demitiu aproximadamente 70 funcionários. A concessionária do transporte coletivo em Ponta Grossa argumenta que houve queda na arrecadação devido à pandemia da Covid-19 e, consequentemente, redução no número de passageiros.

Em maio deste ano, a VCG solicitou à Prefeitura Municipal subsídio de R$ 2,5 milhões para ajudar a custear o transporte público no Município, mas os recursos foram negados pelo governo municipal. Em seguida, a empresa entrou com ação na Justiça, mas o auxílio também foi negado pelo Poder Judiciário sob o argumento de que a verba deveria ser utilizada na área da saúde, principalmente em se tratando de estado de calamidade pública por conta da pandemia. A empresa afirmou, à época, que o serviço poderia entrar em colapso sem esse dinheiro.

Além disso, o Congresso Nacional debate uma ajuda para o setor em muitas cidades, como Curitiba que, de maneira obscura, aprovou uma ajuda de cerca de 200 milhões para os empresários do setor. Segundo a Agência Câmara de Notícias, uma ajuda de 4 bilhões reais para os sistemas de transporte coletivo nos estados foi incluída na Medida Provisória 938/20, mas retirada após críticas de deputados frente a tentativa de votação na calada da noite. Agora, o tema passou a constar no Projeto de Lei 3.909/20 que está para votação na Câmara dos Deputados.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Transporte Coletivo de Ponta Grossa (SINTROPAS), lançou uma nota tímida, sem apontar nenhuma medida a ser feita diante das demissões. A nota da empresa traz que “esperamos que em breve o transporte coletivo de Ponta Grossa encontre um ponto de reequilíbrio que garanta o emprego de seus colaboradores, que são os responsáveis diretos dos bons serviços prestados a toda população pontagrossense”, novamente tentando confundir e jogar a responsabilidade para o Poder Público, numa clara tentativa de criar o caos e pressionar para que subsídios sejam aprovados por todas as instancias de governo. E a Prefeitura Municipal, mesmo que, num primeiro momento, tenha acertado em não ceder as pressões para a liberação de recursos para os empresários, não sentou a mesa para debater soluções, como, por exemplo, uma postergação de parte de arrecadação de ISS cobrado do setor. O estranho neste caso é que este setor, constantemente, tem lucros exorbitantes, operando assim há décadas, sem haver ao menos um fundo de caixa para cobrir períodos como este ou para investir na ampliação do sistema.

O Partido Comunista do Brasil através do seu Diretório Municipal de Ponta Grossa vem a público lamentar que, novamente, se aposte em soluções onde quem paga a conta são os trabalhadores e trabalhadoras. Ação injusta que em nada colabora com as medidas apropriadas para o período de pandemia.  Queremos que todos os envolvidos, incluindo a Câmara Municipal de Vereadores, debatam soluções e alternativas para esta crise sem penalizar aqueles que se colocaram na linha de frente do bom funcionamento da cidade em época de pandemia.

Contra as demissões de 70 trabalhadores e trabalhadoras do Transporte Coletivo de Ponta Grossa!

Pela construção de um sistema de transporte inclusivo, barato e que prestem bom serviços as mulheres e homens da nossa cidade!

Pelo debate imediato sobre um novo modelo de concessão pública para o transporte coletivo de Ponta Grossa!

Ponta Grossa, 17 de agosto de 2020.

Organização de Base do Transporte do PCdoB Ponta Grossa

Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos