Divulgação
Ex-vereador, Paulo Cenoura também já ocupou o cargo de secretário municipal em duas oportunidades. Atualmente ocupa a chefia de gabinete do deputado federal Aliel Machado.
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa realizou ontem, 20, Sessão Solene para a entrega de títulos de cidadania a 14 personalidades. Entre os homenageados com o título de Cidadão Honorário, estava o ex-secretário municipal e ex-vereador Valdenor Paulo do Nascimento, atual chefe de gabinete do mandato do deputado federal Aliel Machado (PV).
A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Careca (PSB). “Para mim é uma grande honra conceder esse título. Prestar essa homenagem é um gesto de muita admiração e carinho. Por meio dela, é possível deixar claro o quanto ele representa para o desenvolvimento de Ponta Grossa durante todos esses anos de dedicação na vida pública. Tenho certeza de que ele é merecedor dessa honraria”, justificou Careca.
Paulo Cenoura, como é conhecido, nasceu em Palmeira, mas mudou-se ainda na infância para Ponta Grossa. Estudou em colégios públicos na cidade e ingressou no sindicato dos Metalúrgicos em 1987. Na passagem pelo sindicato, ocupou os cargos de vice-presidente e secretário geral por duas gestões (1994 a 2000). O sindicato contava com uma base de cinco mil trabalhadores em Ponta Grossa e região.
“Me sinto muito lisonjeado em receber o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa, especialmente quando a cidade comemora os 200 anos. A maior parte da minha vida dediquei ao serviço público, desde o sindicato dos trabalhadores, onde avançamos e tivemos várias conquistas, passando pela vida pública como secretário e vereador. Quero agradecer ao vereador Careca por me indicar para a maior honra que um cidadão pode receber de uma cidade e também aos vereadores pela aprovação por unanimidade. Agradeço ainda a minha família, por todo o apoio que sempre me deram. Agora passo a ser um filho oficial da cidade de Ponta Grossa”, revelou Cenoura.
Entre as lutas do período de sindicato estão as campanhas salariais, cos cursos profissionalizantes, a conquista de convênios médicos e melhorias de condições de vida para os trabalhadores metalúrgicos, como a conquista da sede campestre dos trabalhadores, que está localizada na região do Santa Luzia.
O trabalho desenvolvido no sindicato o credenciou a ser escolhido para a executiva do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual estava filiado desde 1995. A luta pelos metalúrgicos o incentivou a buscar na política um meio de transformar a realidade, não apenas para a categoria metalúrgica, mas para os trabalhadores em geral.
Com a eleição de Péricles de Holleben Mello (PT) à Prefeitura de Ponta Grossa em 2000, Paulo Cenoura foi convidado a ocupar um cargo de secretário municipal na administração, passando a ser chefe de gabinete.
O papel desempenhado neste período o levaram a coordenar a campanha do ex-prefeito Péricles à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e com a eleição, se tornou chefe de gabinete do deputado estadual entre os anos de 1996 a 2011.
Já em 2012, Paulo Cenoura se elege vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) com mais de 1.500 votos, sendo o mais votado da coligação. Durante este período, apresentou projetos e debateu temas importantes para toda a sociedade. Cenoura foi convidado para ocupar a pasta da secretaria de Meio Ambiente na administração Marcelo Rangel (PSDB), entre 2014 a 2016.
Em 2017 é convidado pelo deputado federal Aliel Machado para integrar a equipe de assessoria do mandato. A princípio exerce a articulação política do mandato com os municípios da região. Com o resultado positivo na reeleição do parlamentar à Câmara Federal em 2018, Cenoura é convidado a assumir a chefia de gabinete. Com isso, articulou e participou da composição de grupos políticos não apenas em Ponta Grossa, mas também em toda a região.
O trabalho desenvolvido como chefe de gabinete o alçou a coordenador geral da campanha à reeleição do deputado Aliel Machado em 2022 e o ingresso ao Partido Verde do Paraná, ocupando o cargo de secretário de organização do partido no Estado. (Com assessoria)
PROJETOS IMPORTANTES COMO SECRETÁRIO:
– Implantação do fundo municipal de Meio Ambiente: que possibilita que o Município emita até hoje licenciamentos ambientais. Antes era preciso autorização do Instituto Água e Terra (IAT).
– Implantou a coleta seletiva de resíduos: grande programa que ajudou a diversos agentes ambientais com o sustento, além da inclusão social dos catadores de recicláveis.
– Projeto Primavera o Ano Todo: que prevê a plantação de flores nos principais corredores de veículos da cidade;
– Criação da cooperativa para a destinação final dos resíduos sólidos da construção civil (Cooperconcre).