Divulgação
Projeto inicia as atividades a partir de segunda-feira, 16, das 8h às 22h, e conta com uma ambulância e uma equipe de 15 médicos veterinários ligados a Prefeitura.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lançou ontem, 11, mais um projeto de atendimento aos animais de rua. Desta vez a iniciativa é na área de urgência e emergência, e foi chamada de Patrulha Animal. O serviço será realizado todos os dias, iniciando suas atividades na próxima segunda-feira, 16, das 8h às 22h.
“O novo serviço é um marco para a cidade, porque a partir de agora se torna uma política de atendimento de animais em situação em risco, completando todo o quadro de atendimento, desde do Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) e agora terá o resgate em casos de urgência e emergência”, comenta o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
O projeto conta com uma ambulância e uma equipe de 15 médicos veterinários ligados a Prefeitura, sendo eles concursados e residentes. “A equipe trabalha em sintonia na causa dos animais. Todos graduados e com experiência em resgate de animais. Para a comunidade é um ganho poder contar com este serviço, público, gratuito e acionado de modo fácil, para que os animais sejam socorridos e recebam o primeiro atendimento de maneira humanitária”, comenta a presidente da FMS, Angela Pompeu.
O foco do trabalho será com os animais de rua com algum tipo de trauma ou em situação de risco. O acionamento do serviço será através da Guarda Municipal, pelo telefone 153.
Para o atendimento destes animais foi adquirido alguns equipamentos e insumos necessários procedimentos de urgência e emergência: sistema de provisão oxigênio, monitor multiparametro com capnografia, bombas de infusão, mordaça, cambão, ambú reanimador manual e sondas endotraqueais. Todos irão compor a ambulância. “Com esta estrutura atende-se um grande anseio da população e das equipes. Agora elas podem atuar em um equipamento especializado e equipado. Isso mostra a valorização dos animais, da população e dos profissionais que trabalham com isso no Município. A ambulância atenderá todos os animais de rua, sendo cães, gatos e equinos. Já os animais silvestres continuam sendo atendidos pela Polícia Ambiental”, comenta o médico veterinário, Carlos Coradassi.
Hoje, a Prefeitura atende cerca de 12 ocorrências por semana entre resgate e atendimentos.
OUTROS SERVIÇOS – A Prefeitura Municipal também conta com as castrações através do projeto Castramóvel e do Vet-Amigo, onde clinicas conveniadas realizam os procedimentos. As castrações dos animais são para as famílias de baixa renda que tenham interesse em castrar seus animais. Além disso, foi inaugurado o Centro de Referência de Animais em Risco, onde os profissionais técnicos resgatam animais que passaram por maus-tratos ou geram algum tipo de transtorno para a sociedade. O CRAR é um ambiente transitório, onde os animais passam por tratamento, recebem vermífugos, são microchipados e ficam disponíveis para adoção. (Com assessoria)