Divulgação
Os alimentos arrecadados pelos acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa durante o Trote Solidário foram entregues ontem, 31, a 90 famílias referenciadas pelo CRAS Santa Luzia.
Os alimentos arrecadados pelos acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) durante o Trote Solidário foram entregues ontem, 31, a 90 famílias referenciadas pelo CRAS Santa Luzia. A escolha foi definida de acordo a parceria firmada com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e do programa Selo Social.
“Nós só temos a agradecer pelo empenho e dedicação desses estudantes que participaram do Trote Solidário. A grande maioria das famílias referenciadas pelo CRAS estão em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Por isso, as doações, com toda a certeza, são muito bem-vindas e ajudam a complementar os benefícios já repassados pelo poder público”, declara a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social e também presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Tatyana Denise Belo.
TROTE SOLIDÁRIO – A ação envolveu cerca de 300 acadêmicos dos 7 cursos de engenharia da UEPG e foi realizada de 14 a 18 de março. Além de arrecadarem cerca de 3 toneladas de alimentos, os acadêmicos visitaram e promoveram ações de responsabilidade social no Lar das Vovozinhas, Instituto João XXIII, Francisclara, Apae e Casa do Pia.
Para Geovanna Stadler, diretora da atlética Los Bravos e uma das organizadoras do Trote Social, a iniciativa tem ajudado a mudar a forma como as atléticas e os estudantes são vistos pela comunidade.
“Ver que podemos fazer a diferença na vida, não só dos nossos alunos, mas também da sociedade de Ponta Grossa, é muito gratificante! Nosso objetivo sempre foi tornar a universidade um lugar acolhedor em benefício do próximo. Com o Trote Solidário crescendo, vemos que podemos ajudar cada vez mais pessoas, dentro e fora do ambiente universitário”, ressalta.
AÇÃO COMUNITÁRIA – A entrega das cestas com os alimentos arrecadados pelo Trote Solidário aconteceu durante a Ação Comunitária – Mais Cidadania para você, promovida pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa e pela Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social.
Durante o evento, realizado das 13h às 16h, as famílias referenciadas no CRAS Santa Luzia puderam ter acesso a serviços nas áreas da saúde (ônibus da vacina), educação (ônibus da leitura), habitação (orientação sobre cadastros), Copel (tarifa social de energia), Sanepar (tarifa social de água), entre outros.
De acordo com a presidente da FASPG, a Ação Comunitária – Mais cidadania para você será levada também para os outros CRAS da cidade. “O objetivo é descentralizar as nossas ações e facilitar o acesso das famílias referenciadas nos CRAS aos serviços públicos que elas tanto precisam”, declara Tatyana. (Com assessoria)