Divulgação
No Brasil, apenas outras dez mulheres ocuparam o cargo de governadora. Na posse, Cida nomeou uma mulher para o comando-geral da PM, pela primeira vez
Cida Borguetti, 53 anos, que foi duas vezes deputada e atuou também na Câmara Federal, tornou-se ontem a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Paraná. Formada em Administração Pública, ela passa a comandar um estado com 11 milhões de habitantes, 399 municípios e que movimenta um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 415,7 bilhões.
“Me sinto honrada. Estou bem consciente das expectativas que acompanham essa missão”, afirmou ela na solenidade de posse, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No Brasil, apenas outras dez mulheres ocuparam cargos de governadoras do Estado. No Paraná, antes de Cida, Emília Belinati ocupou o cargo, mas interinamente.
Já no momento da posse, Cida anunciou duas mulheres para ocupar cargos no seu governo. A coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, que já ocupava de forma pioneira a função de chefe do estado-maior da Polícia Militar do Paraná, se torna agora a primeira mulher no Comando-Geral da corporação. A chefia de gabinete do Governo do Estado passa a ser ocupada por Lucilia Dias, que exercia essa mesma função na vice-governadoria.
MAIORIA NO ESTADO – No Paraná, a participação feminina vem aumentando na administração pública. Hoje, as mulheres representam 59,13% do número total de servidores estaduais, sendo a secretaria de Educação a pasta que abriga a maior parcela: dos 83 mil servidores, 79,52% são mulheres. A segurança é ainda a área com menos mulheres no quadro, são 4.975 servidoras.
Já há mulheres ocupando cargos até então dominados por homens. Além da coronel Adilene, a policial civil Bruna Roberta Mayer, 33 anos é a primeira mulher operadora aerotática e membro do Grupamento de Operações (GOA) da Polícia Civil, grupo de elite da divisão estadual de narcóticos. Desde a criação, em 2016, tinha apenas homens na equipe.
Para a coordenadora da Política da Mulher da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Ana Claudia Cordeiro, exemplos como o de Bruna e da coronel Audilene motivam outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. “Demonstram que atributos como o preparo técnico, a dedicação e o conhecimento determinam o sucesso profissional, não limitando esse resultado a uma questão de gênero”, afirmou.
Cida dá posse a novos secretários de Estado
Na solenidade de transmissão de cargo, a governadora Cida Borghetti deu posse a novos secretários de Estado e anunciou que pela primeira vez no Paraná uma mulher estará à frente do Comando-Geral da Polícia Militar. Confira as mudanças:
Assume a Secretaria de Chefia de Gabinete Lucília Felicidade Dias. A coronel Audilene Rosa de Paula Dias é a nova comandante-geral da Polícia Militar. Ela deixa a chefia do Estado Maior.
O novo secretário da Saúde é Antônio Carlos Nardi. Silvio Barros fica à frente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e assume interinamente a chefia da Casa Civil.
O coronel Maurício Tortato deixa o Comando-Geral da PM e assume a chefia da Casa Militar. O novo chefe do Estado Maior é o coronel Elio de Oliveira Manoel, que deixa o cargo de chefe da Casa Militar.
PERFIL
Antônio Carlos Nardi – É odontólogo, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando pela mesma instituição. Foi secretário municipal de Saúde de Maringá, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), titular da Comissão Intergestores Tripartite e membro diretor do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. No Ministério da Saúde comandou a Secretaria de Vigilância em Saúde e atualmente respondia pela secretaria-executiva da pasta.
Lucília Felicidade Dias – Formada em direito e administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com especialização em processo civil. Funcionária de carreira da Câmara Municipal de Maringá. Foi assessora jurídica dos deputados estaduais Emerson Nerone e Antônio Carlos Belinati. Chefiou o gabinete da deputada estadual Cida Borghetti de 2003 a 2010. Foi diretora do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, chefe de gabinete da Vice-Governadoria e agora assume a Secretaria de Chefia de Gabinete.
Silvio Barros – Engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, foi prefeito de Maringá por dois mandatos consecutivos. No Paraná, foi secretário de Estado de Esporte e Turismo e comandou também a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral. Foi secretário de Turismo do Amazonas e sub-secretário de Turismo e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.
Coronel Audilene Rosa de Paula Dias – Deixa a função de chefe do Estado maior para responder pelo Comando-Geral da PM. Foi chefe também do 3º Comando Regional de Maringá, que abrange as regiões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Arapongas. Também comandou interinamente o 8º Batalhão de Paranavaí. No 4º Batalhão de Maringá passou pelo Pelotão de Trânsito, chefe da Seção de Inteligência e outros setores. Bacharel em Segurança Pública e em Direito, é formada em Magistratura pela Escola Superior de Magistratura do Paraná, tem especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública, além de especialização em Gestão de Pessoas.
Coronel Maurício Tortato – Ingressou na PM do Paraná em 1985, aspirante a partir de 1987. Como oficial superior comandou o 17º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais. Foi diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação, chefe do Estado Maior e responsável pela Corregedoria da PM. Também foi diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Inteligência pela Academia Policial Militar do Guatupê e em Polícia Estratégica pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Coronel Elio de Oliveira Manoel – Atuou em inúmeras Unidades da PMPR, como o 13º BPM, em Curitiba, Batalhão de Polícia Rodoviária e Batalhão de Patrulha Escolar, Seção de Justiça e Disciplina, Diretoria de Pessoal e Estado Maior. É graduado no Curso de Formação de Oficiais, com doutorado em Segurança Pública, especialização em Administração de Pessoas, Gerenciamento Integrado de Segurança Pública e Direito Administrativo Disciplinar. (Com AEN)