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O governador Ratinho Junior esteve no último sábado, 16, na ExpoParanavaí. Ele se reuniu com prefeitos de cidades da região.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou no último sábado, 16, que pretende consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos da Terra. A declaração foi feita durante uma reunião com prefeitos na ExpoParanavaí, um dos principais eventos de agronegócios do Estado.
“Estamos organizando o Estado para alcançar esse posto porque o mundo, no futuro, vai precisar cada vez mais de comida e o Paraná pode se destacar nesse cenário, já que ninguém produz em quantidade e em variedade como nós”, apontou o governador.
De acordo com Ratinho Jr., para se destacar no fornecimento de alimentos o Paraná precisa resolver os gargalos logísticos e criar condições que permitam exportar de forma mais eficiente para China, Estados Unidos, entre outros países, e escoar a produção. Para isso, há vários projetos e discussões em andamento.
Uma das propostas é a criação da ferrovia bioceânica, que ligará os portos de Paranaguá, no Litoral do Estado, ao de Antofagasta, no Chile. O governador lembrou que a iniciativa já foi apresentada ao Presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Pelos nossos cálculos, com essa ferrovia conseguiremos baratear em 40% o custo logístico de exportação para a Ásia, por exemplo”, disse Ratinho Jr. “Precisamos entregar produtos com eficiência e com preços competitivos para nos consolidarmos como referência na área de fornecimento de alimentos”, acrescentou.
CONCESSÕES – Outra frente de trabalho de infraestrutura e logística é a parceria com o governo federal na concessão de rodovias do Anel de Integração, com foco na redução de tarifas e na modernização das estradas.
Há um grupo de trabalho formado pelos governos estadual e federal para repensar o modelo de concessão paranaense. Segundo o governador, o Paraná também entrará no leilão de concessões de aeroportos.
O governador disse ainda que, na busca por transformar a infraestrutura do Paraná, lançará neste primeiro semestre um programa que prevê o desenvolvimento de projetos para modernização das rodovias, com foco em terceiras faixas, duplicações, trincheiras, viadutos, entre outros. “Hoje, se tivéssemos R$ 1 bilhão em caixa, não conseguiríamos fazer nada porque não temos projeto. Portanto, vamos estimular o desenvolvimento de projetos”, garantiu Ratinho Jr. (Com AEN)