Divulgação
Participação popular é fundamental para definir o desenvolvimento de Ponta Grossa nos próximos anos.
No início da próxima semana serão realizadas mais duas atividades voltadas à participação da comunidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e revisão do Plano Diretor (PD) de Ponta Grossa. O cronograma da elaboração dos documentos envolve a promoção de oficinas comunitárias e audiências públicas – enquanto a primeira ação realiza dinâmicas de grupo para ressaltar pontos positivos e negativos de todas as regiões da cidade, a segunda consiste na apresentação de ideias e conceitos para esclarecimento e discussão junto à população.
Desde abril, quando foi divulgado o cronograma de trabalho da produção dos documentos, começou a ser montado um diagnóstico infraestrutural da cidade com um levantamento de dados que está considerando tanto o trabalho iniciado em 2016, quanto com informações atualizadas a respeito de Ponta Grossa.
Os projetos estão sendo coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), e a arquiteta Karla Stamoulis destaca a importância da participação da comunidade. “Na primeira oficina foram discutidas potencialidades e deficiências de pontos como mobilidade, infraestrutura, equipamentos públicos, medidas ambientais, habitação, lazer e áreas verdes, por exemplo. É essencial que a comunidade se envolva para trazer a sua realidade, já que os planos são desenvolvidos justamente para isso”, aponta a arquiteta do Iplan.
As próximas oficinas comunitárias serão realizadas na próxima semana, sendo uma na segunda-feira, 30, às 18h30min, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, e outra na terça-feira, 31, também às 18h30min, na Escola Municipal Profª Otacilia Hasselman de Oliveira, localizada em Uvaranas. Toda a população é convidada a participar. Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br/. (Com assessoria)