TIBAGI

17 de abril de 2018

Obras de usina devem ser paralisadas e licenças ambientais suspensas

Arquivo

Conforme apurou o Ministério Público do Paraná, a barragem da usina não conta com canal que possibilite aos peixes em época reprodutiva subirem para a cabeceira do rio a fim de desovarem.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou a paralisação das obras da usina hidrelétrica no município de Tibagi. A decisão, que também suspende a validade dos licenciamentos ambientais concedidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), atende recurso apresentado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) à decisão anterior que havia indeferido o pedido de tutela de urgência formulado em ação civil pública motivada pela constatação de irregularidades no empreendimento.

Entre as falhas identificadas pela Promotoria de Justiça de Tibagi no processo de licenciamento estão a falta de estudo de impacto de vizinhança e a ausência de análise fundamentada, pela Prefeitura, da compatibilidade do empreendimento com o Plano Diretor do Município. Além disso, o projeto não contou com a anuência da Secretaria de Estado da Cultura para a instalação da obra em local pertencente a uma das zonas de amortecimento do Parque Estadual do Guartelá, em área de proteção ambiental da “Escarpa Devoniana”, monumento que se encontra em processo de tombamento.

O ajuizamento das ações civis públicas pelo MP-PR objetiva o saneamento de todos as irregularidades por parte da empresa responsável pelo empreendimento, pelo Município de Tibagi e pelo IAP. As três partes citadas na ação poderão incorrer no pagamento de multa diária no valor de R$ 500 mil, sem prejuízo de eventual responsabilização por desobediência, caso descumpram a medida. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos