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Cinco das seis obras de novas interseções em andamento já superaram o 70% de avanço. Trabalhos são realizados nas BRs 277 e 376, além da PR 151. Novo acesso secundário de Ponta Grossa, na PR 151, já está com 80% da obra concluída.
As 14 frentes simultâneas de obras realizadas pela concessionária CCR RodoNorte em seis cidades paranaenses já começam a se encaminhar para a reta final. Em números atualizados nesta semana pelo setor de engenharia da companhia, cinco das seis obras de novas interseções (viadutos, trincheiras e vias marginais) em andamento já superaram o 70% de avanço nos trabalhos, enquanto boa parte das oito frentes de duplicação contam com equipes iniciando a colocação das primeiras camadas de pavimento.
Em Ponta Grossa, as frentes mais avançadas são a do novo Acesso Secundário (no km 318 da PR 151) e a nova Interseção do Jardim Sabará, na Avenida Souza Naves (km 173 da BR 373): ambas estão na casa dos 80% de conclusão. Na PR 151, as equipes da CCR RodoNorte já trabalham na pavimentação da passagem inferior de uma das novas pistas, na colocação de barreiras de concreto na passagem superior, como também na preparação para o remanejamento das redes elétrica e de gás existentes neste trecho.
Completam a série de novas obras em Ponta Grossa o novo Acesso ao Contorno Leste (km 499 da BR 376), que já está na etapa de lançamento das vigas da nova trincheira a ser construída, e também a nova Interseção da Bocaina, na Avenida Souza Naves (km 180 da BR 373), onde as equipes da CCR RodoNorte trabalham na pavimentação dos trechos finais das marginais previstas para os dois sentidos.
Outra obra que superou os 80% de avanço é a nova Interseção do Jardim Guarany, em Campo Largo, que contará com um novo viaduto, acessos e vias marginais nos dois sentidos da BR 277 no km 104. Neste momento, as equipes estão em reta final de terraplanagem e preparação do solo para a pavimentação da nova rotatória e dos acessos ao viaduto, onde estão sendo executadas as canaletas pré-moldadas e as barreiras de concreto.
Em Castro, o novo acesso para as regiões da Castrolanda e Socavão (km 289 da PR 151) terá a elevação da pista principal, que também já está recebendo as primeiras camadas de pavimentação, além das canaletas e das barreiras de concreto, uma nova trincheira, alças de acesso e uma nova rotatória. Lembrando que todas as frentes, independente do estágio atual de avanço, têm previsão de conclusão até o fim de novembro deste ano.
DUPLICAÇÕES – Além dos três quilômetros concluídos e liberados ao tráfego no fim de mês, na região do ‘Bairro dos França’ (entre os kms 328 e 331), as oito frentes de duplicação nas cidades de Ortigueira, Imbaú e Tibagi avançam de forma significativa.
No caso de Tibagi e Imbaú, as equipes da CCR RodoNorte trabalham em frentes para finalizar a terraplanagem, preparar o solo para a colocação do pavimento e a instalação das primeiras camadas do novo asfalto; além destes serviços, também já foi concluída a nova ponte sobre o Rio Imbaú. Em Ortigueira, por sua vez, toda a terraplanagem já foi concluída e a colocação do pavimento é feita em diversos segmentos da frente; somando todos os trechos, são 41 quilômetros em duplicação neste momento.
Dentro do prazo, nova interseção do ‘Sabará’ será entregue até setembro
Com o cronograma de obras sendo seguido rigorosamente em todas as frentes, a CCR RodoNorte trabalha com a previsão da entrega de uma das duas frentes de obras na Avenida Souza Naves, trecho urbano da BR 373 em Ponta Grossa, para o mês de setembro: é a nova Interseção do Jardim Sabará, no km 173 da rodovia.
Desde a última semana, as equipes da concessionária iniciaram a colocação das primeiras camadas de pavimento na nova pista principal deste ponto da ‘Souza Naves’; inclusive, este prazo de conclusão para o mês de setembro deste ano foi acordado desde o início dos trabalhos, em setembro de 2020.
“Quero destacar que todos os nossos prazos pactuados estão sendo executados e cumpridos dentro do que foi estabelecido, fruto de um trabalho de milhares de pessoas ao longo das nossas rodovias. Sobre esta obra na Souza Naves, temos uma previsão de entrega para setembro, que até poderá ser antecipada em alguns dias dependendo das condições climáticas. Ou seja, a obra deve estar finalizada em menos de um ano”, explica Denysson Canesso, gerente de engenharia da CCR RodoNorte. (Com assessoria)