Arquivo
O deputado federal Aliel Machado acaba de anunciar a sua desfiliação da REDE e filiação no PSB. Em nota distribuída para a imprensa por meio da sua assessoria, Aliel cita Miguel Arraes para justificar a escolha
O jovem deputado federal Aliel Machado, de 28 anos, deve trilhar os caminhos de Miguel Arraes (falecido em 2005), no PSB: sempre ao lado do povo, principalmente dos mais humildes. Embora não confirme oficialmente a sua filiação, o PSB já dá como certa a sua entrada no partido. Aliel deixa a REDE junto com o deputado federal Alessandro Molon (RJ), que também se filia ao PSB, a convite do presidente nacional, Carlos Siqueira.
O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas. Informações dão conta que os dois deputados providenciam a sua desfiliação da REDE, deixando a presidenciável Marina Silva em situação desconfortável. Com a saída de Aliel e Molon, a REDE fica com apenas três parlamentares no Congresso, o que impede a participação de Marina nos debates, conforme regra aprovada no ano passado na reforma eleitoral, que exige no mínimo cinco parlamentares. Ela já costura a recomposição da bancada da REDE.
Aliel recebeu ainda convites para filiação do PCdoB, PDT e PR, dos quais lisonjeado, deve agradecer. A sua opção pelo PSB foi ideológica. Como Arraes, ainda jovem ele se tornou um político popular e um líder carismático que empolga com o seu discurso.
Ao se filiar ao PSB, acaba com a pecha de petista e fica mais perto da Prefeitura de Ponta Grossa em 2020. Aliel vai trilhar os caminhos de Arraes, que ao lutar pelo povo humilde de Pernambuco, sobreviveu e venceu as oligarquias. “Assim como não conseguiram me transformar em agitador e incendiário, também não conseguiram me transformar em um bom moço, acomodatício aos privilégios que sempre combati”, Miguel Arraes, durante discurso de posse no governo de Pernambuco, em 1963.