14 de setembro de 2022

Na gestão de Ratinho Junior, Paraná alcança 2º lugar em eficiência da máquina pública do Brasil

Arquivo

O levantamento divulgado ontem, 13 revelou que o Estado saltou quatro posições em relação a 2021, passando da sexta colocação para a vice-liderança no quesito.

Uma das prioridades estabelecidas pelo governador Ratinho Junior (PSD), o Paraná tem a segunda máquina pública mais eficiente do País, com um índice de aproveitamento de 99,58 pontos, apontou o Ranking de Competitividade dos Estados. O levantamento divulgado ontem, 13 revelou que o Estado saltou quatro posições em relação a 2021, passando da sexta colocação para a vice-liderança no quesito.

“Implantamos um novo modelo de gestão estadual, focado na redução de custos e na eficiência dos processos administrativos, com processos bem mais simples e descomplicados para o setor produtivo. Com isso, o Paraná se tornou referência no ranking nacional de transparência e passou a atender melhor as expectativas do setor empresarial”, afirmou Ratinho Jr.

Além disso, o Paraná aparece na terceira posição na classificação geral, na liderança no quesito sustentabilidade ambiental e no terceiro posto em segurança pública. O desempenho é resultado das políticas públicas implementadas a partir de 2019 pela gestão do governador Ratinho Junior que, entre outras ações, optou por diminuir e desburocratizar a máquina estadual, incentivando o desenvolvimento sustentável de forma igualitária por todas as regiões do Estado.

O Ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada. Agora, apenas Santa Catarina, com 100 pontos, apresentou melhor desempenho no período.

Em relação à edição passada, o Paraná apresentou melhora relativa nos indicadores de equilíbrio de gênero na remuneração pública estadual (+14 posições), índice de transparência (+12), produtividade dos magistrados e servidores do judiciário (+11), eficiência do judiciário (+10), qualidade da informação contábil e fiscal (+8) e equilíbrio de gênero no emprego público estadual (+5).

O Paraná também é destaque nacional em oferta de serviços públicos digitais (6ª colocação), fruto dos avanços conquistados com o programa multissetorial Descomplica.

Segundo o levantamento, a melhoria da eficiência da máquina é “condição central para o reforço da legitimidade das organizações democráticas, atributo fundamental para a construção de uma ordem virtuosa para o desenvolvimento”. O estudo é baseado na criação de mecanismos de incentivos para a construção de um bom governo, com foco na profissionalização e no desenvolvimento de canais institucionais para reforçar a meritocracia no interior da administração pública.

O Ranking de Competitividade dos Estados existe desde 2011 e possibilita identificar, dentro de cada um de dez pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos de todas as unidades federativas do País. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos