Divulgação

Prefeita propõe pacto com o Legislativo e pede o auxílio dos deputados de todos os partidos para maior modernização e transparência em PG.
Na primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Ponta Grossa de 2025, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) foi convidada pelo presidente Julio Küller (MDB), para a abertura dos trabalhos. Em seu discurso, a prefeita propôs um pacto com o Legislativo pela modernização e transparência da gestão pública municipal. A prefeita destacou a importância de respeitar a independência entre os poderes, mas reforçou a necessidade de colaboração para evitar desgastes que não beneficiam o interesse público.
“Busco a união com vocês, representantes das quase 400 mil vozes ponta-grossenses”, disse Elizabeth, enfatizando a importância de uma atuação conjunta na luta por melhorias para a cidade. Ela citou como exemplo a liberação imediata de R$ 20 milhões, autorizados em setembro de 2023 pelo governador Ratinho Junior, para a conclusão do asfalto no bairro Borato. “Precisamos de menos conversa e mais resultados”, declarou.
A prefeita também abordou desafios enfrentados pela cidade, como deficiências no sistema de saúde, ruas sem asfalto e obras paralisadas por empresas ineficientes. “Temos surpresas com projetos errados e empresários querendo forçar coisas erradas”, admitiu. No entanto, Elizabeth ressaltou que, sem a união entre os poderes Executivo e Legislativo, a cidade perderá tempo precioso que poderia ser dedicado a transformações essenciais.
Entre as prioridades de sua gestão, a prefeita destacou a modernização da infraestrutura urbana, a melhoria dos serviços públicos e o cuidado com os mais necessitados. “Transformação no cuidado com aqueles que mais precisam dos serviços básicos de saúde, educação e qualificação para um emprego melhor”, afirmou.
Elizabeth também mencionou projetos ESG (Environmental, Social, and Governance) como parte de sua visão para a cidade, com foco na recuperação de rios, criação de parques lineares e respeito aos fundos de vale. “Transformar a cara da cidade, mantendo nossas tradições e história, mas trazendo a modernização urbana para a quarta economia paranaense”, disse.
No campo da segurança, a prefeita anunciou a contratação de mais 100 agentes para a Guarda Municipal em 2025, com planos de expandir o efetivo nos próximos anos. “Vamos treinar, equipar e chamar mais agentes em 2026, 2027 e 2028”, afirmou. Outra novidade é a implantação da primeira Agência Municipal Anticorrupção do Brasil, desenvolvida em parceria com o senador Sérgio Moro (União).
Elizabeth encerrou seu discurso com um convite à colaboração. “Vamos abrir as portas da Prefeitura para todos que quiserem contribuir e trazer recursos para projetos estratégicos que façam Ponta Grossa avançar”, disse, citando deputados estaduais e federais que, segundo ela, têm papel fundamental na busca por recursos para a cidade.
“Transformar, pensar grande e olhar para frente. Vamos lutar em Curitiba, em Brasília e onde for necessário a favor de Ponta Grossa”, concluiu a prefeita, reforçando seu compromisso com uma gestão transparente, moderna e focada no desenvolvimento da cidade. (Com informações da Assessoria)