Divulgação
Em reunião com representantes de consórcios, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara destacou a importância dessas vias como fator de competitividade do setor.
O Governo do Paraná vai repassar seis motoniveladoras que irão compor patrulhas rurais já cedidas a consórcios municipais. O grupo é formado por 10 máquinas e equipamentos pesados, utilizados na adequação e readequação de estradas rurais. A compra das motoniveladoras foi homologada hoje, 14, pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Em reunião com representantes de nove consórcios intermunicipais, Ortigara destacou a importância da estrada rural como fator de competitividade do setor. “A boa condição da estrada baixa custos e aumenta a eficiência”, disse o secretário. “Tudo faz bem para a economia quando essas estradas funcionam de forma adequada”, completou.
Participaram da reunião os prefeitos e representantes dos consórcios Cid Centro, Vale do Ivaí, Conder, Vale do Rio Jordão, Codenop, Codren e Região Central.
Os consórcios intermunicipais fazem a gestão do conjunto de equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, organizando rodízio entre os municípios, de forma a que todos possam utilizá-lo para melhoria de suas respectivas vias rurais. O objetivo do trabalho é incentivar, além de adequação e readequação de vias, a adoção de práticas conservacionistas.
RECURSOS – Os consórcios também solicitaram que a Secretaria da Agricultura passe a ajudar na manutenção das máquinas. “Nossa equipe vai elaborar um estudo de viabilidade da proposta de apoiar os municípios, o que será discutido com os consórcios nos próximos dias”, explica o técnico do Deagro, Mauro César Wosniacki.
O PROGRAMA – A Secretaria da Agricultura detém 16 patrulhas rurais, sendo 9 compradas pelo Pró-Rural, executado com recursos do Banco Mundial, e sete compradas com recursos próprios. Das sete patrulhas disponíveis, seis já estão comprometidas com os consórcios que firmaram os convênios. São eles: Comafem, Cica, Cibax, Cides Vale do Ivai, Cidrebac, Cidersop. (Com AEN)
CONFIRA OS CONSÓRCIOS E OS MUNICÍPIOS INTEGRANTES:
Cid Centro – Cândido de Abreu, Manuel Ribas, Mato Rico, Laranjal, Palmital, Pitanga e Turvo.
Caminhos do Tibagi – Reserva, Ortigueira, Tamarana, Imbaú, Figueira, Curiúva, Ventania e Tibagi.
Vale do Ivaí – Ariranha do Ivaí, Arapuã e Ivaiporã.
Conder – Irati, Guamiranga, Prudentópolis, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Inácio Martins, Rebouças, Teixeira Soares, Mallet, Rio Azul e Fernandes Pinheiro.
Vale do Rio Jordão – Guarapuava, Pinhão.
Codenop – Nova Fátima, Congonhinhas, Abatiá, Nova Santa Bárbara, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra e Sapopema.
Codren – Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Siqueira Campos, Salto do Itararé e São José da Boa Vista.
Codapar – Adrianópolis.
Região Central – Marquinho e Cantagalo, Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Goioxim e Santa Maria do Oeste.
Comafem – Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Porto Rico, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São Pedro do Paraná, Santa Mônica e Santa Izabel do Ivaí.
Cica – Amaporã, Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antonio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São Manoel do Paraná, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.
Cibax – Francisco Alves, Iporã, Pérola, Umuarama, Xambrê e Cafezal do Sul.
Cides Vale do Ivaí – São João do Ivai, Lunardelli, Godoy Moreira, Lidianópolis, Jardim Alegre e Cruzmaltina.
Cidrebac – Arapongas, Londrina e Rolândia.
Cidersop – Diamante do Oeste, Matelândia, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste e Céu Azul.