Divulgação
Evento foi realizado no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa e contou com a presença de gestores e representantes do Turismo na região.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promoveu na última quinta-feira, 18, o Encontro de Turismo. O evento ocorreu com o objetivo de potencializar o desenvolvimento do setor na região, além de traçar estratégias futuras.
Estiveram presentes gestores, secretários e diretores que atuam no turismo regional, dentro dos municípios que compõe a entidade. O Encontro teve participação da AMCG, do Departamento de Turismo da UEPG, da Agência de Desenvolvo do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e Sebrae.
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, destacou a iniciativa. “Tivemos uma reunião muito produtiva. A partir desse diálogo, já saímos com ações e ideias para os próximos encontros. O turismo tem muito potencial na região, somos privilegiados. A sinergia das entidades é fundamental para o desenvolvimento, esse foi um primeiro passo que trará muitos resultados para os Campos Gerais”, projetou.
O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, falou sobre a importância do encontro. “O turismo só tem a ganhar quando a gente tem integração, entre todas as entidades; a gente entende que entidades diferentes têm olhares diferentes, escopos diferentes e o turismo é algo integral, então para chegar nessa integralidade precisamos ter esse debate rico e construtivo”, disse Guilherme Forbeck, presidente da AdeTur.
Em meio a troca de experiências, opiniões e sugestões, a turismóloga da Secretaria de Turismo de Jaguariaíva, Neise Dias, comentou iniciativas de acessibilidade implementadas no município. “O encontro é essencial porque uma coisa que uma coisa que funciona no meu município pode ser implementada no município vizinho. A questão da acessibilidade é um primeiro passo que a gente está vendo e que sirva de exemplo para os outros municípios também, são ações simples que fazem muita diferença”, comentou.
“Acredito em um trabalho entre os municípios de valorização da cultura local, do espaço, da gastronomia local, para o cidadão começar a se sentir pertencente à cidade, conhecer a região e com isso começar ter um turismo interno mais forte, para que as pessoas visitem mais e valorizem mais a região”, compartilhou o professor Luiz Fernando de Souza, do Departamento de Turismo da UEPG. (Com assessoria)