3 de novembro de 2017

Município deve encerrar atividades do Botuquara em até 14 meses

Arquivo

Apenas uma empresa com serviços de recepção e destinação final de resíduos urbanos em aterro sanitário se credenciou até o momento. O prazo atual para encerramento das atividades é até o final do mês.

O município de Ponta Grossa se comprometeu a encerrar as atividades do Aterro Botuquara dentro do prazo máximo de 14 meses, conforme acordado em audiência de conciliação no início desta semana, com a presença do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Ministério Público e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Este também é o prazo máximo para disponibilização de um aterro privado para descarte dos resíduos sólidos de Ponta Grossa.

“O município está comprometido em encontrar uma solução para o Botuquara e para o descarte adequado de resíduos sólidos. Nessa audiência, foi muito importante a participação e apoio das entidades envolvidas para encontrar uma alternativa dentro das possibilidades da administração pública. É fundamental trabalharmos em conjunto para encontrarmos um caminho viável para o Município cumprir suas obrigações de forma sustentável”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Na audiência de conciliação participaram o prefeito municipal, Marcelo Rangel (PPS), o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, o procurador geral do Município, Marcus Freitas, além de representantes do MP, Comdema e IAP, que entraram em consenso para definição dos novos prazos. O novo processo de licitação deverá ser aberto em até 60 dias, tendo como pontos principais a modalidade ‘técnica e preço’, a realização de fiscalização remota e auditorias ambientais e a compensação ambiental para recuperação do Aterro Botuquara e apoio aos catadores, pelo período de 60 meses.

“O prazo de 14 meses permite mais tranquilidade para tramitar o processo licitatório, sendo que o Aterro Botuquara está preparado para operar nesse período, devido a obras realizadas no meio do ano. O foco da Secretaria de Meio Ambiente é melhorar a coleta seletiva e resolver a situação do descarte de resíduos sólidos em Ponta Grossa. O Município está trabalhando junto às entidades envolvidas para cumprir os novos prazos”, finaliza Barros. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos