Divulgação
Em um novo formato, a festa este ano teve como foco a gastronomia e cultura alemã.
A MünchenFest 2018 reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque Ambiental durante os quatro dias de festa, superando todas as expectativas da organização. O evento deste ano, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através das Fundações Municipais de Turismo (Fumtur) e de Cultura (FMC), resgatou a origem da festa e teve como foco a gastronomia e cultura alemã.
Mais de 150 agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar garantiram a segurança da MünchenFest 2018. O presidente da Fumtur, Edgar Hampf, destaca que as forças de segurança registraram apenas uma ocorrência na festa. “Nós buscamos implementar um novo conceito de MünchenFest, transformando-a em uma festa aberta ao público, segura, tranquila e ordenada, com puro sangue alemão, e nós fizemos exatamente isso. Como prometido, tivemos o maior aparato de segurança da história da festa e, excetuando uma situação específica, tivemos zero ocorrências policiais de embriaguez ou brigas no recinto da festa. Outro exemplo é o caso do nosso ambulatório, que registrou apenas um atendimento de aferição de pressão de uma gestante”, conta Hampf.
Após o encerramento desta edição da festa, a Fumtur e a FMC estão trabalhando no levantamento dos dados relacionados à opinião dos visitantes e os números do comércio da praça gastronômica e de bebidas. Os resultados oficiais devem ser divulgados nos próximos dias. Também já estão sendo avaliados os principais fatores positivos da festa e as condições que podem ser melhoradas para o próximo ano. “Reformular a MünchenFest foi um trabalho muito intenso, mas que gerou resultados sensacionais. Nosso índice de aprovação tem se demonstrado excelente, com o público comparecendo em peso, mesmo com a chuva de domingo”, conclui Hampf.
CULTURA – Outro aspecto ressaltado pela organização do evento diz respeito às apresentações culturais, que reuniram diversos grupos folclóricos da região e contaram com grande público. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, o saldo das atividades culturais, assim da festa como um todo, foi altamente positivo. “Ponta Grossa é formada por diversas etnias e a presença desses grupos valoriza e demonstra a nossa grande variedade étnica. Tivemos apresentações de diversos grupos folclóricos da mais alta qualidade, que reuniram diversas pessoas. Contamos também com as apresentações da banda Vox Tureck, que provou o prestígio dos artistas locais e que foi um grande sucesso”, afirmou Durante. (Com assessoria)