Divulgação
Elaboração de Plano Municipal de Ciclovias e mais agilidade no transporte coletivo estão entre as propostas.
A candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSC), tem propostas efetivas para promover a mobilidade urbana na cidade. Entre os projetos está a criação de um Plano Municipal de Ciclovias para definir os principais trajetos da implantação da rede de ciclovias para fomentar a mobilidade sustentável.
“Uma das grandes aliadas à nossa saúde e lazer, porém pouco aproveitada. Apesar das novas vias exclusivas para ciclistas, acreditamos que podemos ampliar isso com a elaboração de um Plano Municipal de Ciclovias, definindo os principais trajetos da implantação da rede de ciclovias para fomentar a mobilidade sustentável. Além de estimular a adoção da bicicleta como meio de transporte, estaremos proporcionando segurança”, destaca Mabel Canto.
Outro trabalho será a busca de recursos junto ao governo estadual e federal para a implantação de pavimentação em concreto que possibilitam maior segurança para pedestres e motoristas. Além disso, também está prevista a implementação do Anel Central Externo, para desviar a região central sem aumentar significativamente a quilometragem percorrida pelos veículos.
Será aplicado o conceito de mobilidade urbana, que consiste em permitir a conectividade do transporte público, por meio das Praças de Integração, que permitem, além do embarque e de desembarque, a possibilidade de serem feitas conexões com outras linhas, que levem o passageiro aos terminais já existentes, ou mesmo para outros destinos da cidade, sem a necessidade de pagar outra passagem. Desde que respeitem um tempo a ser pré-determinado e se mantenham no mesmo sentido de rota.
“A conectividade do transporte não diz respeito somente à internet wi-fi nos ônibus e terminais, mas a ideia de que o destino do usuário não poder estar tão longe tanto pela distância, quanto pelo tempo gasto para se chegar nele”, destaca Mabel Canto. (Com assessoria)