24 de junho de 2024

Ministra Margareth Menezes participa do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

Divulgação

A ministra também esteve na UEPG, onde assinou um acordo de cooperação técnica na capacitação de gestores públicos em políticas culturais, em todo território nacional.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou na sexta-feira, 21, do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná, em Ponta Grossa. A programação aconteceu no Cine-Teatro Ópera, que contou com a presença de grande público, da prefeita Elizabeth Schmidt (União), o deputado federal Aliel Machado (PV), o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, e demais autoridades na cerimônia. Na oportunidade, a ministra destacou a alegria de estar na cidade e a importância do setor cultural para a sociedade como um todo.
O objetivo do Encontro, de acordo com a organização, é unir esforços em prol do fortalecimento cultural e artístico, principalmente dos pequenos municípios do Paraná, através do intercâmbio de informações. Busca, ainda, o fortalecimento das políticas públicas de cultura. Para isso, durante três dias, os gestores discutiram e aprimoraram conhecimentos e práticas na gestão, além de trocar informações sobre o que cada um vem fazendo em seus municípios e regiões. A realização é da Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP), AMCG Cultura e Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura.


Ministra assina acordo de cooperação com a UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a Ministra da Cultura Margareth Menezes para assinar um acordo de cooperação técnica na capacitação de gestores públicos em políticas culturais, em todo território nacional. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na Sala dos Conselhos, no Campus Uvaranas. O convênio busca viabilizar a execução de atividades de extensão relacionadas a estratégias de inovação para comunicação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), a ser executado virtualmente.

O projeto será executado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), conforme especificações estabelecidas no plano de trabalho. Um dos planejamentos é, juntamente da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), contribuir para a oferta de cursos livres, formação inicial e continuada e pós-graduação em nível de especialização, no campo das políticas culturais.

Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a UEPG nasceu do desejo do povo de ter uma Universidade. “Nascemos do povo e existimos para a comunidade. Não faz sentido uma Universidade que não se preocupe com aqueles que, infelizmente, nunca chegarão a ela. É com esse princípio de universalizar o conhecimento, a cidadania, que nós temos tentado fazer a diferença nesta Universidade”, ressalta o reitor. “O conceito da universidade pública é: aquela que se coloca a serviço da população”, reforça.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, declara que as políticas públicas de fomento vindas do Ministério da Cultura visam “fortalecer o povo brasileiro, a economia criativa das indústrias culturais do Brasil”. Ela enfatiza que as universidades são as maiores parceiras do Governo Federal neste momento de retomada da presença do MinC em diversas cidades do país: “isso não é só representatividade, é vida humana, oportunidade para quem nunca teve”.

O deputado federal Aliel Machado (PV), responsável por intermediar a parceria entre o Ministério da Cultura e a UEPG, ressalta que acompanhou de perto a retomada das atividades do MinC. “Estou muito feliz pela nossa cidade estar recebendo o que merece”, celebra. O deputado reconhece a grande parcela de responsabilidade que a UEPG assume, neste momento. “Nós estamos fazendo com que os sonhos das pessoas se concretizem”, finaliza.

O coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para Cultura e Museus, Renê Wagner Ramos, reforça que este é um momento chave para a cultura em Ponta Grossa e para a região dos Campos Gerais. “É muito importante o investimento que uma Universidade faz em prol da cultura porque isso representa segmentar, valorizar e patrocinar a cultura em todos os aspectos. E quando envolvemos universidade, envolvemos pesquisa, ensino, extensão, e isso significa que vai fortalecer a corrente de todos que trabalham na cultura, vai ter mais dinamismo”. (Com assessorias)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

7 de setembro de 2024

Elizabeth reafirma compromisso de oferecer 100% de vagas na creche

Arquivo

6 de setembro de 2024

Mabelzinha ‘Paz e Amor’

Divulgação

6 de setembro de 2024

Aliel Machado firma compromisso com a população do bairro Neves

Divulgação

6 de setembro de 2024

Rangel propõe transformar Centro de Eventos em espaço para lazer, esportes e feiras de negócios

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos