Divulgação
O Município contava com 60 profissionais que prestavam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
A Prefeitura de Ponta Grossa realizou na tarde de hoje, 20, uma reunião com os integrantes do ‘Mais Médicos’ que atuavam na cidade. O objetivo era realizar o levantamento de quantos e quais profissionais sairão imediatamente do Programa. O Município contava com 60 médicos cubanos (75% dos profissionais da cidade) que prestavam atendimentos em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier, ainda não é possível informar quantos médicos deixarão Ponta Grossa, uma vez que eles ainda não foram informadores oficialmente pelo governo de Cuba sobre a data da saída. Embora ainda estejam na cidade, Xavier anunciou que, desde as 12 horas de hoje, os profissionais cubanos não atuam mais nas UBS.
Desde a semana passada, quando foi anunciado o cancelamento do contrato do Programa entre Cuba e Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral do Município estudaram a possibilidade de realizar um remanejamento dos médicos concursados da Prefeitura para atender temporariamente.
Robson Xavier ressalta que todas as todas as UBS estarão abertas normalmente para prestar os atendimentos de pré-natal, exames preventivos, puericultura, pacientes crônicos, prescrição de medicamentos básicos, entre outros. Além dos serviços de rotina, as Unidades contam com o apoio de fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos.
Na quinta-feira, 22, as UBS terão escalas os profissionais concursados que atuarão na Atenção Primária. Caso um paciente chegue na Unidade em situação de urgência e emergência, a própria Equipe Saúde da Família (ESF) fará o acolhimento e encaminhamento para as Unidades de Pronto Atendimento da cidade.
“Com muita calma, com muita tranquilidade, entendendo que esse é um momento delicado, os nossos profissionais estarão à disposição para dar todas as informações. Nós teremos algumas limitações, mas acreditamos que em dezembro essa situação estará amenizada ou resolvida”, declara Xavier.
NOVOS MÉDICOS – O Ministério da Saúde abriu um edital, que será finalizado no dia 25 deste mês, para realizar o credenciamento e adesões de médicos brasileiros. No dia 27 outro edital será aberto para credenciar profissionais estrangeiros nas vagas remanescentes. De 3 a 7 de dezembro todos os profissionais credenciados deverão se apresentar e iniciar o trabalho nas cidades escolhidas. (Com assessoria)