Reprodução/Arquivo
A prefeita e candidat a reeleição Elizabeth Schmidt sugere que os eleitores carimbem conteúdos falsos compartilhados pelos adversários com o “Alerta Pinóquio”, sem citar nomes. A Coligação do candidato a prefeito Marcelo Rangel apontou que a publicação “busca induzir o eleitorado a acreditar que os irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex são mentirosos”.
A Coligação “Uma Nova Cidade” do candidato a prefeito Marcelo Rangel (PSD) ingressou na Justiça Eleitoral por propaganda irregular contra a candidata a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) pela publicação nas redes sociais do “Alerta Pinóquio”. Elziabeth sugere que os eleitores carimbem conteúdos falsos compartilhados pelos adversários com o “alerta”. Na foto, sem qualquer menção a Marcelo e Sandro, dois bonecos de madeira pinóquios (foto).
“A representação visual e textual utilizada pela representada infringe diretamente esses dispositivos, pois busca induzir o eleitorado a acreditar que os irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex são mentirosos, manipulando assim o sentimento dos eleitores de forma negativa e ilícita”, diz a representação da Coligação de Rangel, que alega que Elizabeth Schmidt infringiu o art. 242 do Código Eleitoral, que proíbe a utilização de propaganda eleitoral que seja capaz de criar artificialmente estados mentais, emocionais ou passionais no eleitorado”.
“É mentira que não acaba mais. Eles mentem e nem ficam vermelhos. Eles mentem dando risada na cara do povo. Eles querem enganar e confundir a nossa população contando uma história diferente da realidade! Então a campanha BETH 44 lança hoje o “Alerta Pinóquio”. A cada conteúdo mentiroso, vamos carimbar. O “Alerta Pinóquio” está à disposição de todos os eleitores. Ponta Grossa não pode cair na mentira. Aqui é campanha da verdade. É BETH 44🚀🚀”, escreveu Elizabeth em suas redes sociais.
“Além disso, a imagem utilizada na postagem mostra dois bonecos de madeira caracterizados como o personagem Pinóquio, conhecido por mentir e ter o nariz que cresce a cada mentira contada, reforçando a ideia de que os irmãos mencionados são mentirosos”, aponta a representação eleitoral de Rangel.
O processo ainda não tem decisão.