Arquivo
Repasses são revertidos na prestação de serviços públicos, como saúde, transporte, educação, segurança e infraestrutura. Valor leva em conta a soma de todos os recursos destinados às prefeituras, levando em conta o Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Entre as 100 maiores cidades do Brasil, Ponta Grossa é a 13ª melhor em infraestrutura e sustentabilidade. É o que mostra o “Estudo Desafios da Gestão Municipal”, produzido pela empresa Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão. Em 2005, o município ocupava a 27ª posição; hoje está à frente até das megalópoles brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro.
O levantamento de obras em andamento nestes 100 primeiros dias de gestão ajuda a justificar esta colocação. Hoje, apenas a Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) está gerindo a execução de 53 obras.
Cinco ligações interbairros estão sendo feitas. Segundo as previsões da Secretaria, em maio uma delas já deverá estar pronta, e facilitará o deslocamento entre as regiões próximas à Ronda e Vila Estrela. As outras ligam Uvaranas e Olarias; Nossa Senhora das Graças e Palmeirinha; Três Rios, Manacás e Estrela do Norte; e Tarobá, Cará-Cará e Núcleo Pimentel.
A educação também é uma área que tem recebido diversos investimentos. Apenas nos últimos dias, dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram entregues, um no Núcleo Pimentel e outro na Vila Raquel. Já a unidade da Vila Madureira, no bairro Nova Rússia, recebeu uma reforma e ampliação, em um investimento de mais de R$ 1,7 milhão.
Em andamento, há outras vinte e sete obras estruturais em unidades educacionais. Três escolas estão sendo reformadas e ampliadas, juntamente a sete CMEIs. Ainda há uma escola e dois CMEIs sendo construídos, e três CMEIs sendo implantados. O primeiro novo CMEI, no Jardim Cerejeiras, deve ficar pronto no próximo mês.
Outro serviço que as unidades de educação estão recebendo é a ampliação da rede de energia elétrica. São oito CMEIs recebendo a melhoria, em diversas regiões da cidade. Está sendo feita também a construção de zeladoria em três escolas municipais, e em breve a Secretaria Municipal de Educação contará com mais um espaço: o barracão do antigo IBC está recebendo reforma e adequação interna, e deverá ser disponibilizado para a educação municipal.
Na área de esportes, seis campos society estão sendo implantados. No Núcleo Quero Quero a obra já está em processo de finalização, e a comunidade da Vila Cipa deve receber a entrega ainda no próximo mês. Ponta Grossa também contará com um Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que está sendo construído no Sabará. A praça Hulda Hoedel, na Ronda, está recebendo uma cobertura na sua quadra, e no Jardim Amália II uma praça de esportes está sendo construída. E o Jardim Canaã está com mais uma praça em fase de finalização.
Outro núcleo que está recebendo melhorias é o Conjunto Habitacional Buenos Aires, com a ampliação do sistema de abastecimento de água. No bairro Neves, está em andamento a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13 BIB) também está sendo assistido pela Prefeitura Municipal, que está finalizando os muros de arrimo e de divisa da unidade militar.
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) destaca o comprometimento das suas equipes em fomentar e desenvolver as obras do município, e anuncia que em breve a população terá novidades. “Nos próximos dias faremos um grande anúncio que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.
ESTRUTURA VIÁRIA – A Secretaria Municipal de Planejamento também coordena obras que contribuem para a melhoria do tráfego no município. A Vila Romana em breve contará com um retorno no Km 178 da BR 376, e uma rotatória está sendo implantada no Santa Maria.
Já na questão de pavimentações, tanto a Secretaria de Planejamento quanto a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) têm se destacado, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Recentemente foi encerrada a primeira etapa da Avenida Carlos Cavalcanti, uma das vias com mais movimento em toda a cidade.
Há mais outras cinco regiões com obras em andamento. Na Chácara Santa Tereza, por exemplo, são seis ruas sendo pavimentadas, que contribuirão principalmente para a linha de transporte coletivo da localidade. Outra comunidade que está com obras de pavimentação em andamento é a do Conjunto Habitacional Santa Paula III, em um investimento que ultrapassa R$ 2 milhões.
Nestes primeiros 100 dias de governo as equipes da CPS implantaram pavimentação sustentável no Jardim Mezzomo e no Ouro Verde, e estão trabalhando com o mesmo material no Leila Maria. O material fresado, como é chamado, é reutilizado do asfalto, e possui qualidade superior a outros tipos de pavimentação primária, como o cascalhamento. Além deste produto, as equipes de base e sub-base também já fizeram execuções em ruas de outras três regiões.
Outro serviço realizado pela Companhia são as galerias de águas pluviais. Cinco localidades já receberam a equipe neste ano, que no momento dá prosseguimento às atividades em ruas do Santo Antônio e Jardim Primor.
A equipe de construção civil realiza reformas e serviços de pavimentação no prédio do Paço Municipal, além de implantar calçadas em petit pavê no Parque Ambiental. Outra ação realizada foi a execução de 250 metros de instalação de cerca de alambrado no Aeroporto Santana. (Com assessoria)