Arquivo
O ex-vereador esteve ao lado de Sandro durante toda a campanha, em contato com prefeitos, vereadores e lideranças que apoiaram a reeleição do deputado para o terceiro mandato em todo o Estado.
O vereador Sebastião Mainardes Júnior, que colocou o seu nome como pré-candidato a prefeito pelo Democratas, pode representar uma candidatura de consenso à sucessão do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) nas eleições municipais do ano que vem.
Mainardes é amigo pessoal da família da vice-prefeita Elizabeth Schmidt (sem partido), que ainda não se decidiu sobre a sua disposição para a disputa como candidata a prefeita.
O DEM do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho possui uma aliança histórica com o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PP), que também não se decidiu sobre a sua candidatura a prefeito devido a problemas políticos e pessoais.
Mainardes também se relaciona bem com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, principal nome do grupo do prefeito Marcelo Rangel à sua sucessão, e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Milla (PV), a quem deve a sua eleição para a Mesa Executiva.
Elizabeth, Wosgrau, Celso, Milla podem compor uma chapa com Mainardes na cabeça ou vice-versa.
No exercício do quarto mandato como vereador, tendo presidido a Câmara Municipal por três vezes, Mainardes também agregaria com a sua candidatura uma grande parte dos vereadores. Além de ter coordenado a campanha do governador Ratinho Júnior (PSD) na região.
É difícil uma aliança dos irmãos Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, e Marcelo Rangel, com Wosgrau, por mágoas do passado alimentadas pelo pai dos dois, o radialista e ex-vereador Nilson de Oliveira, mas não improvável.
A decisão do DEM de lançar candidatura própria também expõe a fragilidade da articulação política do empresário Márcio Pauliki (SD), que já teve uma aliança com o deputado Plauto Miró, mas que acabou perdendo o encanto de ambas as partes. Muito embora a aliança com o DEM seria de vital importância para a candidatura de Pauliki.