André Jonsson - Blog do Johnny
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Sebastião Mainardes Júnior, foi o entrevistado desta semana na série que o Blog do Johnny está fazendo com os pré-candidatos a Prefeitura neste ano. O prefeiturável do DEM acredita que o planejamento da cidade é o principal desafio da próxima gestão municipal.
Especial para o Blog do Johnny
Dando sequencia na série de reportagens com os pré-candidatos a prefeito de Ponta Grossa, o Blog do Johnny entrevistou, nesta semana, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Sebastião Mainardes Júnior (DEM). Ele cumpre o seu quarto mandato na Câmara Municipal, tendo presidido a Casa por duas vezes e fala sobre a sua experiência política e administrativa, a pré-candidatura a Prefeitura neste ano e os principais desafios para o próximo gestor municipal. Confira:
BJ – O senhor chega ao quarto mandato como vereador. Como avalia a experiência na Câmara Municipal na qual o senhor foi por três vezes presidente?
Mainardes – É o meu quarto mandato como vereador, fui eleito em 2005 e neste período ocupei todos os cargos da Mesa Executiva, presidente das principais comissões e presidente da Casa por três vezes em 2009, 2016 e 2018. Isso traz experiência na administração da Câmara, na administração pública porque todo dia trabalha com administração pura mesmo, prestação de contas, licitações, trato com o servidor público, orçamento do Município e a parte legislativa. Acumulei experiência política e administrativa.
BJ – Nas suas gestões foi possível economizar e devolver recursos ao Município?
Mainardes – Trabalhamos muito e desde a minha primeira gestão como presidente em 2009 me deparei com o rombo na Câmara e tratei de toda a situação, dos processos, dos levantamentos. Ali ganhei experiência e fizemos economia. A partir disso, iniciamos um processo novo. Reabrimos a Câmara para sociedade, passamos a fazer processos de transparência que não era obrigatório naquela época e eu implantei na Câmara, tornamos as licitações públicas para que mais pessoas pudessem participar e deixamos tudo muito às claras, diminuímos a frota de veículos e posteriormente diminuímos o número de cargos comissionados, tratando a Câmara de forma muito séria e reduzindo despesas. A gestão pública tem que ser cada vez mais com redução de despesas e enxugamento da máquina porque os recursos hoje não são suficientes.
BJ – O senhor trabalhou para modernizar a Câmara?
Mainardes – Comecei um amplo processo de informatização lá em 2009 e depois, quando voltei a ser presidente, fizemos toda a readequação da parte de acessibilidade, da prevenção de incêndio, pois é um prédio muito antigo e ainda é importante adequar o prédio pelo número de vereadores que temos. Em 2015 apresentei projeto de redução de número de vereadores, não fui feliz naquela época, mas nesse momento conseguimos fazer isso e eu acho que é um passo importante para a cidade, havia essa necessidade, sempre defendi que o número fosse 19. Hoje com a redução, podemos fazer mais economia, a Câmara talvez fique mais ágil e vamos ter um Poder Legislativo melhor.
BJ – O senhor acredita que a sua experiência lhe credencia para a disputa da Prefeitura neste ano?
Mainardes – Eu sou empresário, sou formado em Direito e estou na vida pública há 26 anos. Fui chefe regional do Detran de 95 a 2003 e, na época que assumi, era muito complicado. Abrimos o Detran, demos uma nova forma de atendimento à população. Saí de lá e imediatamente assumi a Diretoria de Receita da Prefeitura e desenvolvemos um trabalho para decidir os processos que estavam parados. Tive contato com a parte tributária do Município e foi muito importante na minha atividade legislativa. Ganhei muita experiência na esfera privada e como vereador há mais de 15 anos ganhei experiência política e administrativa, porque desenvolvi muitas coisas e conheço a Prefeitura Municipal como poucas pessoas, a estrutura de funcionamento o que e porque faz e me sinto credenciado a ser prefeito de Ponta Grossa. Eu sou pré-candidato a prefeito e vou trabalhar para que possamos ganhar a eleição e fazer uma boa administração municipal.
BJ – Como o senhor avalia a situação da Prefeitura neste final de mandato do prefeito Marcelo Rangel e, em seu ponto de vista, quais serão os principais desafios do próximo gestor municipal?
Mainardes – O primeiro mandato do prefeito Marcelo Rangel foi um pouco complicado com uma situação de dívidas. No segundo mandato muita coisa melhorou com a experiência que ele adquiriu, mas a Prefeitura tem muito problema de dívidas, que é histórico e tem que trabalhar isso firmemente, equacionar problemas em diversas áreas. Ponta Grossa cresceu muito, se industrializou, tudo o que foi feito pelos governos estadual e federal foi importante e tem desafios como o Plano Diretor que já está mais do que vencido e temos que ter um Plano Diretor e pensar a cidade para o futuro, daqui 20, 30 anos. Se não for tomada medida rápida, vamos ter problema com a água não vai dez anos. O contrato com a Sanepar precisa ser debatido. Temos que pensar no planejamento urbano, hoje temos um trânsito impossível. Tivemos melhoras, mas é preciso mudanças e tudo isso depende do Plano Diretor para ser resolvido e precisamos que ande a passos largos. Temos que discutir o contrato do transporte coletivo que vai vencer. Ponta Grossa está crescendo e não pode ficar uma cidade travada. Tem que crescer com planejamento.