19 de janeiro de 2024

Mabel Canto comemora distribuição gratuita de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social

Divulgação

Parlamentar foi coautora de projeto semelhante no Paraná.

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) comemorou ontem, 18, a notícia de que a Farmácia Popular passará a distribuir absorventes à população em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita. Essa iniciativa já era prevista pela Lei n° 20.717/21, de autoria de Mabel e de outros deputados e deputadas, que estabelece o fornecimento de absorventes em escolas públicas e unidades básicas de saúde no Estado.

O programa beneficiará mulheres brasileiras e estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, além de estudantes das instituições públicas de ensino também cadastradas no CadÚnico, porém, com renda familiar mensal de até R$ 706 por pessoa. Vale ressaltar que para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

Um fator importante é que para garantir o benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser tanto em formato digital como impresso. O documento é gerado por meio do aplicativo Conect SUS e para mais informações, a interessada pode ligar no Disque Saúde 136.

Para Mabel Canto, a distribuição gratuita de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social é um dever do Estado. “Nós apresentamos o projeto que se tornou Lei, porque defendemos que toda pessoa que menstrua tem direito à dignidade menstrual. Ter acesso a produtos, como o absorvente, e condições de higiene adequados. A distribuição gratuita dos absorventes pela Farmácia Popular colocará ainda mais em prática a nossa Lei, visto que muitas mulheres e meninas sofrem diariamente por não terem condições de comprar um absorvente. Essa é mais uma conquista que traz igualdade e dignidade à saúde da mulher”, afirmou a parlamentar.

CONSCIENTIZAÇÃO – Outra proposta semelhante de autoria da deputada Mabel e outros parlamentares é a Lei 21.073/22, que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual a ser realizada anualmente na semana que compreender o dia 28 de maio (Dia Internacional da Menstruação), cujo objetivo é orientar e conscientizar estudantes das escolas estaduais e a população em geral sobre o tema do ciclo menstrual.

O intuito também é informar e conscientizar os estudantes das escolas estaduais sobre o ciclo menstrual, estabelecer um diálogo com os pais e os responsáveis dos estudantes a fim de instruí-los sobre o ciclo menstrual, além de promover a capacitação dos docentes e da equipe pedagógica das escolas para a implementação das ações de conscientização sobre o ciclo menstrual.

A ideia ainda estabelece debates e reflexões nas escolas e em outros locais de fácil acesso à população, que visem à conscientização acerca do tema do ciclo menstrual, como desenvolver campanhas educativas, informativas e de conscientização ao longo do ano letivo que envolvam o tema do ciclo menstrual, e integrar a população, as organizações da sociedade e os meios de comunicação, a fim de promover ações multidisciplinares de conscientização sobre ciclo menstrual. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos