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Adesão ao sistema permite que o Município credencie as agroindústrias que atendam as normas do Sistema de Inspeção Municipal para que possam comercializar a produção em todo o Estado. Até agora, 89 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf.
O Município de Irati, no Centro-Sul do Paraná, recebeu ontem, 26, o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Com isso, poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.
Até agora, 48 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop). O objetivo do governo estadual é ter, no mínimo, 200 adesões até 2026.
A entrega fez parte da programação da ExpoIrati e aconteceu no Complexo Social Cidade do Idoso, no CT Willy Laars, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele destacou que boas práticas de produção e atendimento aos requisitos de qualidade são capazes de potencializar a economia regional. “O Susaf representa uma oportunidade de crescer sem limites. As agroindústrias podem ir mais longe e com mais velocidade. Isso fará bem para a economia”, disse.
PARA ADERIR – De acordo com o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, os municípios que quiserem aderir ao Susaf precisam de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) atuante e bem estruturado. “O Susaf é um programa fundamental para o Estado, pois simplifica e expande a comercialização de produtos agroindustriais”.
A gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning, explica que o Susaf demonstra a qualidade sanitária do produto, o que é benéfico não somente para as agroindústrias, mas também para os consumidores.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou a qualidade dos produtos da cidade. Segundo ele, alguns produtores já estão se adequando para conquistar o Susaf, e a expectativa é que outros também sigam o exemplo. “Temos muitas pequenas agroindústrias que contam com o serviço de inspeção municipal, trabalham dentro das normas sanitárias, mas não podem vender fora de Irati. Foi um trabalho árduo do setor de agricultura do município e que hoje, felizmente, conquista a sonhada certificação”.
SUSAF – O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. Por meio de links, a pessoa interessada será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.
PRESENÇAS – Também participaram do evento a gerente regional da Adapar em Irati, Elizabeth Brown Rodrigues; as médicas veterinárias da Adapar Cristina Barra do Amaral Bittencourt e Débora Fritzen; o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) em Irati, Bruno Krevoruczka, deputados estaduais, prefeitos e lideranças da região. (Com AEN)