Arquivo
As ações envolvem modernização tecnológica dos equipamentos para a sala de aula, com notebooks para os profissionais, computadores, impressoras, projetores, Smart TVs para as unidades escolares, produção de aulas de inglês do projeto English for Kids e a criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) em 15 escolas – serão 50 até 2024. As aquisições somam aproximadamente R$ 22 milhões.
Com grandes investimentos em tecnologia e uma proposta pedagógica construída dentro da própria Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa se aperfeiçoou em direção à inovação em sala de aula no ano de 2023.
As ações envolvem modernização tecnológica dos equipamentos para a sala de aula, com notebooks para os profissionais, computadores, impressoras, projetores, Smart TVs para as unidades escolares, produção de aulas de inglês do projeto English for Kids e a criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) em 15 escolas – serão 50 até 2024. As aquisições somam aproximadamente R$ 22 milhões.
“Estamos oferecendo cada vez mais ferramentas, tanto pedagógicas quanto tecnológicas, para que nossos professores tenham totais condições de garantir o aprendizado dos nossos alunos”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que enalteceu a criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs). “Em apenas um ano, já pudemos ver a imensa transformação que a metodologia aplicada nos laboratórios pode realizar junto aos nossos alunos. Projetos maravilhosos já foram realizados, com total protagonismo de nossos estudantes”, acrescentou.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a modernização da educação na cidade como um planejamento realizado junto ao Governo Municipal. “Esta modernização está associada à transformação de Ponta Grossa em uma cidade cada vez mais inteligente. Tivemos um grande aprendizado nos últimos anos, desde o período da pandemia, quando a tecnologia se impôs como um item indispensável para o aprendizado dos nossos alunos. Hoje nossos professores já entram na Rede com computador pessoal fornecido pelo Município. Nossas escolas estão recebendo equipamentos que permitem novas formas de ensino e chegaremos a 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa, com uma metodologia que está oferecendo resultados muito significativos para nossos estudantes, inclusive para os alunos da educação especial inclusiva”, analisa a secretária.
Ainda em dezembro, a Secretaria Municipal de Educação certificou mais 24 professores, que finalizaram o Curso de Formação em Robótica Educacional para Professores do LAC, em parceria da SME com o SESI. Estes profissionais farão parte do grupo que irá atender as novas unidades para o início do ano letivo de 2024. Serão 20 no primeiro semestre e outros 15 no segundo, totalizando 50 unidades. Nos LACs os alunos dispõem da robótica educacional, computadores, equipamentos elétricos e internet, entre outros, visando o protagonismo infantil e uma “sala de aula invertida”. O projeto está no programa Vale dos Trilhos, dentro do eixo Educação e Empreendedorismo.
A SME também homenageou as 15 primeiras professoras, que iniciaram os trabalhos com os LACs em 2023. Os principais resultados deste trabalho foram apresentados durante o X Congresso de Educação, no Parque Ambiental, em setembro. O programa já recebeu, inclusive, o Prêmio Gestor Público do Paraná, como melhor projeto de Educação do Estado em 2023.
REPASSE DE NOTEBOOKS – Desde as festividades do mês do Professor, em outubro, já foram entregues 2.332 notebooks para os professores das unidades escolares, diretores, coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, assessoria pedagógica e outros, para uso profissional com os estudantes. O repasse será feito também para os futuros contratados.
AULAS DE INGLÊS PARA AS CRIANÇAS – Outro destaque foi o crescimento do programa English for Kids, que chegou a 28 mil alunos da rede pública, a partir dos 04 anos – da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A produção das aulas é feita por uma equipe de professoras da rede, que disponibilizam materiais didáticos diretamente para os professores envolvidos com o projeto. (Com assessoria)