5 de outubro de 2017

Investimentos em assistência social somam mais de R$ 1 bilhão

Divulgação

A atuação do Governo do Estado nesta área, de 2011 para cá, foi destacada pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, na Conferência Estadual de Assistência Social, em Curitiba

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, ao abrir a XII Conferência Estadual de Assistência Social, em Curitiba, fez um balanço dos avanços da assistência social no Paraná nos últimos seis anos e destacou os investimentos do Governo do Estado para fortalecer esta política. “Desde 2011, aplicamos mais de R$ 1 bilhão em programas e serviços para promover a qualidade de vida das famílias que vivem em extrema pobreza”, disse ela. “Os resultados comprovam que estamos no caminho certo”, disse Fernanda. Levantamento do Instituto Econômico de Pesquisas Sociais Aplicadas (Ipea) indicou redução em 57% o índice da miséria do Paraná.

A Conferência, que acontece no Expo Unimed Curitiba, reúne cerca de 600 participantes, entre gestores, beneficiários, trabalhadores e conselheiros de assistência social de todo o Estado, além de representantes da sociedade civil. Fernanda Richa destacou que o Governo do Estado, em conjunto com a sociedade civil, desenvolve gestão participativa e democrática, e que as conferências são instrumentos importantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

“É um encontro para troca de informações. Temos mesas de discussão onde os participantes poderão sugerir projetos e mudanças que visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas que mais precisam”, afirmou. O evento segue até amanhã, com palestras, oficinas e debates sobre o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nos eixos de discussão estão proteção social, gestão democrática, acesso à segurança socioassistencial, articulação entre serviços e legislação.

PLANO DECENAL – Outro avanço do Paraná destacado pela secretária Fernanda Richa é a aprovação do Plano Decenal de Assistência Social, em novembro do ano passado. O Paraná foi o primeiro Estado a ter o documento, que planeja a política de assistência social para os próximos dez anos.

Para esta edição da conferência todos os municípios paranaenses se reuniram para formular propostas. “A secretária assumiu o compromisso de dar condições para que o Conselho Estadual chegasse aos 399 municípios”, declarou Rosângela Maria Soares dos Santos, vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, pelo segmento usuário.

DESTAQUES– Segundo o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Paulo Silvério, além de levar as demandas e necessidades para a Conferência Nacional de Assistência Social, o encontro mostra o que o Paraná tem de bom. “São vários programas daqui que estão dando certo, como o Família Paranaense, que busca atender públicos mais fragilizados e em situação de vulnerabilidade. Essa é uma proposta que dá certo e que vamos apresentar para os outros estados”, disse Silvério.

O programa Família Paranaense é a principal estratégia do Governo do Paraná para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Lançado em 2012, já atendeu mais de 291 mil famílias com transferência de renda e ações em áreas prioritárias como saúde, educação, habitação e geração de renda.

CONFERÊNCIA – Realizadas a cada dois anos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, as conferências de assistência social são, junto com os conselhos de assistência social, instrumentos de participação e controle social. Antes da etapa estadual, 35.500 pessoas participaram das conferências municipais realizadas em 399 municípios paranaenses. Do encontro, serão eleitos delegados que defenderão as propostas do Paraná, na conferência nacional que acontece em dezembro, em Brasília. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos