Divulgação
O programa capacita e encaminha adolescentes em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho. Nesta semana, cinco jovens foram avaliados na Cervejaria Adriática.
Através do programa Adolescente Aprendiz, a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) capacita e encaminha jovens de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade, ao mercado de trabalho.
Nesta semana, cinco jovens participaram de um teste seletivo na Cervejaria Adriática. A vaga que eles concorrem foi aberta após reunião das representantes da Faspg com a direção da empresa, que conheceu o funcionamento o programa e se dispôs a contratar participantes.
De acordo com a presidente da Faspg e primeira-dama de Ponta Grossa, Simone Kaminski, o Adolescente Aprendiz tem o objetivo de contribuir com a formação profissional e pessoal dos adolescentes cadastrados. Os jovens participam de treinamentos práticos e teóricos e contam ainda com auxílio transporte e refeições.
A capacitação teórica em sala de aula e a capacitação prática, realizada nas empresas, totalizam 20 horas semanais. Todos os aprendizes estão matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Os encaminhamentos para as vagas acontecem através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
As turmas são abertas de acordo com a demanda das empresas, que são orientadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Para os encaminhamentos às empresas é realizado um estudo social do jovem através de cadastro e entrevistas, considerando também o perfil dos aprendizes exigidos pelas empresas contratantes”, explicou Simone. (Com assessoria)