12 de dezembro de 2018

Instituições definem programação cultural de 2019 em PG

Divulgação

Representantes das principais entidades ligadas à cultura no Município se reuniram na Mansão Vila Hilda e apresentaram as atividades programadas para o próximo ano.

Um encontro realizado na última semana, na Mansão Villa Hilda, reuniu as quatro principais instituições ligadas à cultura em Ponta Grossa para a definição de uma grande agenda cultural para 2019. Participaram do encontro os representantes da Fundação Municipal de Cultura, Divisão de Assuntos Culturais UEPG, Fecomércio/SESC-PR e do Sistema FIEP/SESI-PR.

Intitulado como o ‘Ano das Conexões’, 2019 terá atividades nas áreas de música, cinema, teatro, literatura, dança, artes visuais, patrimônio, contação de histórias, circo, culturas populares, tecnologia e diversidade das raízes étnico-raciais, muitas delas produzidas em conjunto por estas instituições. “Resolvemos fazer este convite para que possamos pensar e estruturar em conjunto um calendário cultural diversificado e bem planejado, com parcerias e sem conflito de datas. É a primeira vez que fazemos esta reunião e tivemos a participação de gestores realmente interessados no desenvolvimento cultural da cidade, para que a população saia ganhando”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Entre os eventos realizados pela Prefeitura estarão o 11º Festival de Música, o 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias, o Flicampos, Festival Teatro e Circo em Festa, Poesia de Ponta, Batuque de Ponta, Festival Expressão Afro, Sexta às Seis, entre outros.

“É de suma importância que aconteçam esses momentos de organização, pensando a cultura da cidade de uma forma geral. Firmar parcerias é tornar a cultura muito mais produtiva e consciente”, defendeu a chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UEPG, Sandra Borsoi, responsável pelo Fenata, FUC e Galeria de Artes da Proex, além de novas atividades propostas pela gestão empossada há três meses.

Já o SESI trará à Ponta Grossa três grandes atividades de música e teatro em seu Circuito Cultural. “Nossa ideia é conseguir otimizar e somar os esforços para ampliar o público e a divulgação, fortalecendo a rede e as ações culturais”, destaca a coordenadora de Programação Estadual da Gerência de Cultura do Sistema FIEP, Thaisa Bonato, que também colocou à disposição a nova Unidade Móvel de Cultura da instituição.

Para o gerente do SESC – Unidade Ponta Grossa, a iniciativa é muito válida. “Quem ganha com tudo isso é a comunidade, que vai ter uma programação mais diversificada e ações em datas diferentes”, afirma. Entre as atividades a serem realizadas pela instituição estão a Semana Literária, Palco Giratório, Comércio em Movimento, Leitura de Sobremesa, CineSesc, Sesc Encena, Sesc Dramaturgias e uma Mostra de Cinema Nacional.

A segunda etapa do encontro deverá envolver os diretores de escolas e universidades para que elas também possam se agendar com antecedência e aproveitar as ações. Os gestores estão prevendo um lançamento oficial da Programação Cultural 2019 – Ano das Conexões, que deve acontecer no mês de fevereiro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos