Divulgação
O projeto Harpia, o mais ambicioso e inovador do Paraná no combate à corrupção, está em andamento para ser implementado pelo governador Ratinho Junior nas estruturas da administração pública do Estado.
O projeto Harpia, o mais ambicioso e inovador do Paraná no combate à corrupção, está em andamento para ser implementado pelo governador Ratinho Junior (PSD) nas estruturas da administração pública do Estado. Ele tem como base o cruzamento de informações para melhorar o trabalho de controle dos gastos públicos.
A iniciativa consta no Plano de Governo de Ratinho Jr. para a gestão de 2023 a 2026. No documento, as propostas estão divididas em cinco eixos temáticos, que englobam todas as áreas da administração pública estadual: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-Estar.
Uma das principais ferramentas do Harpia é a tecnologia blockchain, que determina protocolos de segurança, marcando todo o processo de contratação de serviços ou aquisição de bens. Esse acompanhamento é feito em todas as etapas de uma licitação, desde a tomada de preços.
De acordo com o governador Ratinho Jr., com esse acompanhamento, será possível saber se houve qualquer modificação no contrato ou na execução da obra e em que momento do processo ela ocorreu. Isso permitirá a identificação dos responsáveis por liberar a alteração e o consequente seguimento do fluxo de trabalho.
“Queremos difundir o projeto de combate à corrupção em uma das suas principais origens: os processos de contratação de obras e serviços”, disse Ratinho Junior. “A ideia é organizar um sistema para cruzar informações usando a tecnologia de blockchain para acompanhar o processo de licitação em todas as suas fases, desde a elaboração do edital até a entrega”, destacou.
O cruzamento de vários bancos de dados vai permitir saber previamente se empresas que participaram do procedimento licitatório têm parente na administração pública, por exemplo. Caso ocorra essa situação ela será apontada ainda na fase inicial, dificultando ao máximo irregularidades nos processos. (Com assessoria)