Arquivo
“É a mais completa ação de manutenção de estradas rurais da história do Município, visando o escoamento da produção rural e a melhoria no tráfego dos moradores da região”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Começou nesta semana o programa Caminhos do Agro da Prefeitura de Ponta Grossa, que está levando obras de melhoria e manutenção de estradas rurais a 1.200 quilômetros de estradas rurais de Ponta Grossa. Com investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões, a iniciativa realizará a mais completa manutenção de estradas rurais da história. As estradas receberão obras para o escoamento da produção rural e a melhoria no tráfego dos moradores da região.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) explica que o programa visa o desenvolvimento da zona rural, simplificando a vida do agricultor, possibilitando que o escoamento da produção agropecuária seja facilitado e com menos custos. “A intenção é viabilizar também o acesso às propriedades, serviços de emergência e o deslocamento de pessoas, melhorando a qualidade de vida dos moradores rurais e produtores”, disse Elizabeth.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, relata que as primeiras estradas rurais contemplada serão no distrito do Guaragi, iniciando pela região do Tabuleiro, seguindo em direção à Colônia Sutil, Faxinal Grande, Caminho Grande, Mato Queimado e Roxo Roiz. “Outra região comtemplada neste momento é região da Uvaia, iniciando na região do Taquari dos Russos, em direção ao Taquari dos Polacos”, comenta Costa, que adianta que para o mês de janeiro, teremos o reforço de mais uma equipe, que iniciará seus trabalhos na região de Itaiacoca.
Costa comenta que o Programa contempla serviços de escarificarão, patrolamento e compactação da estrada, bem como a colocação de cascalho nos pontos críticos. “Com a cooperação de todos os produtores, realizaremos também a construção de bacias de captação de água, saídas laterais e tubulação em vários pontos, para a correta condução da água, sem afetar a produção”, explica.
Incluso no pacote de benfeitorias, a sinalização de trânsito, de modo a aumentar a segurança e a fluidez nas vias, ordenando o fluxo de tráfego, possibilitando maior segurança dos veículos e pedestres. “A iniciativa Caminhos do Agro demonstra o respeito que a administração municipal tem com o produtor rural e com as famílias que moram na região”, finaliza a prefeita. (Com assessoria)