5 de abril de 2019

Indicadores projetam um bom ano para a economia do Paraná

Divulgação

De acordo com dados do Banco Central, em Ponta Grossa, comparando janeiro de 2018 e 2019, os depósitos em caderneta de poupança apresentaram um aumento de 4,8%.

Os depósitos em caderneta de poupança no Paraná apresentaram um aumento em janeiro deste ano, conforme aponta levantamento feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). O crescimento real, em comparação ao mesmo período de 2018, chega a 5,8% depois de feita a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já o crescimento nominal é de 9,8%.

De acordo com o diretor do Centro de Pesquisa do IPARDES, Julio Suzuki Junior, há bons motivos para comemorar esse aumento. A renda do paranaense vem melhorando gradativamente e uma das principais causas é a criação de 27.995 novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro bimestre deste ano. Isso significa 13% das vagas geradas no Brasil como um todo (211.474), o que mostra também que o crescimento é maior no Paraná.

“Os resultados setoriais e outros indicadores, somados à melhora na poupança, levam a crer que teremos uma variação positiva da economia paranaense ao longo deste ano”, acredita Suzuki Jr. Ele se refere ao incremento de 8,1% verificado no setor da indústria de transformação em janeiro deste ano; crescimento de 0,8% no comércio varejista e de 0,3% no setor de serviços, sempre de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No quadro da criação de empregos, o campeão é o setor de serviços. 54% das vagas abertas com carteira assinada (15.255) são nessa área.

Entre as cidades paranaenses, o destaque da poupança é Cascavel, que apresentou crescimento real de 8,2%. O diretor apontou que o polo econômico do Município sempre foi muito dinâmico.

De acordo com dados do Banco Central, os principais Municípios que acompanharam o incremento da poupança foram: Curitiba, com crescimento de 5,2%, o mesmo percentual apresentado por Londrina, Maringá (6,8%), Ponta Grossa (4,8%), São José dos Pinhais (3,2%), Foz do Iguaçu (6,9%) e Guarapuava (6,5%).

Para o diretor do Centro de Pesquisa, o saldo positivo da poupança não veio por acaso, sendo um reflexo da melhoria gradativa da economia e do otimismo em relação ao mercado de trabalho. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos