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No encontro, o diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, explanou sobre importância dos portos de Paranaguá e Antonina para o desenvolvimento e a economia.
O diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, recebeu ontem, 11, um grupo de 25 alunos de graduação para falar da importância dos portos de Paranaguá e Antonina para o desenvolvimento e a economia.
Com o objetivo de explicar um pouco mais sobre as atividades portuárias, principalmente as diversas categorias de trabalhadores e diferentes relações trabalhistas, o encontro também contou com a presença da diretora do Órgão Gestor de Mão-de-obra avulsa (OGMO) de Paranaguá, a advogada Shana Bertol.
Entre os estudantes, além dos 22 estagiários da empresa pública, um grupo de três alunas de direito da Unicuritiba, participaram desse “bate-papo”. Além da palestra, Julia de Paiva, Maria Eduarda Caprine Gabriel e Yumi Natalie Shimabukuro Corradi ainda fizeram uma visita ao cais do Porto de Paranaguá e saíram maravilhadas.
“Nossa, foi muito proveitoso! Todas as dúvidas que tínhamos foram solucionadas. Foi uma oportunidade e tanto”, agradeceram as estudantes.
“Aos nossos estagiários, é uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre o cotidiano das nossas atividades. Afinal, eles podem ser os futuros portuários. Sendo assim, todo momento é ideal para o aprendizado”, afirma o diretor Marcus Freitas.
“Agradecemos muito a oportunidade de explicar as funções, responsabilidades e atividades gerais do OGMO em Paranaguá. Atuamos na gestão de seis categorias que são essenciais para a atividade portuária no Estado”, lembra a diretora do órgão, Shana Bertol.
IMPORTÂNCIA – Os Portos do Paraná são porta de entrada e saída do Brasil para o mundo. Só em 2020, cerca de US$31 bilhões passaram pelos portos de Paranaguá e Antonina, um valor equivalente a R$150 bilhões.
Isso é mais que um terço do Produto Interno Bruto do Paraná e corresponde à soma do PIB de 390 dos 399 municípios do Estado.
Essa movimentação gera empregos e renda, fortalece negócios no campo, nas indústrias, no transporte rodoviário, ferroviário e em toda economia.
Em Paranaguá, um em cada cinco trabalhadores atua na atividade portuária, que é responsável – direta ou indiretamente – por 44% dos empregos locais.
Somente os serviços ligados ao transporte e armazenagem de cargas representam quase 43% dos postos de trabalho criados durante a pandemia.
Todos os meses, este setor contribui com R$33 milhões em salários na economia da Região. Mais de R$403 milhões, por ano.
Além disso, a empresas que atuam nos portos são responsáveis por mais da metade dos valores arrecadados pelas prefeituras com o ISS, Imposto Sobre Serviços: quase 66% em Paranaguá e 67% em Antonina. Esse dinheiro é usado pelos municípios em melhorias nas escolas, postos de saúde, pavimentação e outras obras públicas.
Mas o impacto econômico e social dos portos é sentido no Brasil inteiro. Paranaguá é hoje o porto do agronegócio.
O Portos Paraná é o primeiro na exportação de óleo vegetal e frango congelado, e o segundo em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carne congelada e álcool.
Também somos a principal entrada de fertilizantes do país, com mais de 30% da importação nacional. (Com assessoria)