Arquivo
Com isso o reajuste do piso salarial dos professores da Educação Básica de Imbaú passa para R$ 3.845,63. A prefeita Dayane Sovinski ressalta que esse é mais um dos vários investimentos em Educação que estão sendo realizados no Município e isso passa pela valorização dos professores.
Especial para o Blog do Johnny
O Blog do Johnny dá continuidade hoje, 22, a série de entrevistas com os prefeitos das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, que avaliam o primeiro ano do mandato diante do desafio da pandemia do Coronavírus e as perspectivas de desenvolvimento para 2022.
Passado o desafio do primeiro ano de mandato e a estreia em um cargo público, a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (Republicanos), comemora as conquistas para a cidade. Ela reforça a importância de contar com uma equipe comprometida e ter uma parceria consolidada com o Governo do Estado. Entre os principais feitos neste início de gestão, destaque para a compra dos terrenos para o futuro parque industrial e para a implantação do conjunto habitacional.
Como avalia o primeiro ano de mandato?
Creio que para todos os gestores foi um ano muito difícil, com decisões devido a pandemia, orçamento limitado, os servidores da saúde desgastados. Porém um trabalho feito com determinação e confiança e com os pés no chão. Tivemos vários desafios, porém quando é feita uma gestão humanizada, podemos ver os resultados, e temos visto isso em nosso Município, em tão pouco tempo excelentes resultados, uma frase que todos os imbauenses estão dizendo: “Imbaú voltou a sorrir”, está sendo o reflexo da nossa gestão!
O que coloca como principal feito neste início de gestão?
Nosso Município mesmo pequeno e com uma arrecadação pequena, tem sido destaque na região. Um sonho que era adquirir o terreno para o futuro parque industrial foi adquirido e também o terreno para a implantação do conjunto habitacional. São tantas conquistas em menos de 1 ano que fica até difícil falar, porém a aquisição do terreno para o parque industrial é destaque, pois temos a convicção que trará empregos e renda para nosso povo.
O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?
Olha, para ser sincera, digo que me surpreendi no primeiro ano, o que colocamos em projeto de 2 anos, com a graça de Deus, com uma equipe comprometida e é claro com o apoio do Governo do Estado, conseguimos fazer em 1 ano.
Por ser o primeiro cargo público, o que foi mais difícil neste processo? Por outro lado, por não ter uma carreira política, esse olhar diferenciado ajudou na tomada de decisões?
O mais difícil é o processo moroso, a burocracia do setor público, mas como já disse tenho uma equipe comprometida, que também nos ajuda nas tomadas de decisões, o que torna o caminho mais fácil!
Com tantos desafios impostos pelos reflexos da pandemia e da questão econômica que passa o país, quais os maiores desafios para o ano de 2022?
Os desafios serão grandes, pois atinge todos os setores. Precisaremos nos reinventar na área da saúde e também trazer o incentivo aos pequenos e grandes empresários para se reerguerem após esse período de pandemia.
Em meio a pandemia, saúde e educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?
Na área da educação temos investido forte, com capacitação dos professores para um ensino de qualidade, com todo suporte ao aluno. Nesse ano conseguimos entregar 1 notebook para cada professor para ampliar e ajudar na preparação das aulas, além da reforma em todas as escolas e ser um dos únicos municípios da região a ter todas as salas de aula com ar condicionado para conforto de professores e alunos. E na saúde também não temos medido esforços, aonde com credenciamentos estamos conseguindo ter um atendimento de qualidade 24 horas com uma saúde humanizada.
O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?
Como já informei, adquirimos terrenos para o Parque Industrial, o Conjunto Habitacional e do nosso Parque Ecológico. Estamos finalizando a reforma de todas as escolas, finalizando o nosso calçadão, já demos início nas obras de pavimentação em várias ruas, além de aquisição de maquinários para a renovação do nosso pátio de máquinas. Nosso orçamento terá uma grande perda que era o repasse do pedágio, porém estamos trabalhando incansavelmente para recuperação de créditos para nosso Município, para suprir essa perda de arrecadação.
Como está o planejamento para obras e investimentos em 2022, já que por ser um ano eleitoral há uma série de restrições para a liberação de recursos?
É uma corrida contra o tempo, temos cobrado o empenho de todos os setores, pois já temos vários projetos para serem implantados nesse primeiro semestre. Sabemos que o calendário deste ano é apertado, mas temos a certeza que com e empenho e dedicação da nossa equipe cumpriremos mais essa meta.
Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?
Eu só tenho a agradecer ao governo Ratinho Junior e ao ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva, por olhar com tanto carinho para o nosso Município. E se temos sido esse canteiro de obras é devido ao apoio do governo, por isso avalio como uma excelente gestão.
E neste cenário eleitoral, qual a expectativa em relação ao próximo governo? Já dá para definir as principais demandas do Município?
Creio que as melhores possíveis, Paraná está em pleno desenvolvimento, e creio que os olhos estarão voltados para desenvolvimento regional e temos que se apegar nisso para crescermos juntos.