Arquivo
Aplicação da dose de reforço da imunização contra Covid-19 terá início na sexta para idosos com mais de 90 anos e das Instituições de Longa Permanência.
A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje, 09, a imunização de idosos com 90 anos completos ou mais contra a Covid-19. A vacinação segue até amanhã, 10, na Unidade Básica de Saúde Bom Jesus, na Vila Santa Cruz, no horário das 9 às 16h, sem intervalo para almoço. Neste primeiro lote, são 250 doses específicas para esse público. Para tomar a vacina é preciso apresentar CPF. Não pode ser vacinado quem estiver com sintomas de gripe, febre ou se teve Covid há menos de 30 dias.
Entre os idosos, o sentimento por receber a vacina era de alívio. “Uma bênção de Deus. Estou muito feliz”, disse Amália Kremer, de 91 anos.
“Orei a Deus pela vacina”, contou Joaquim da Silva, também com 91 anos. “Está tudo ótimo. Graças a Deus que chegou”, ressaltou Marinho Lopes de Oliveira, 91 anos.
DRIVE-THRU – Para agilizar o atendimento e oferecer mais conforto e segurança, a vacina está sendo aplicada em sistema drive-thru, sem que os idosos precisem sair do carro.
Para os idosos acamados, a imunização será feita em domicílio e o responsável deve contatar a Secretaria por mensagem de WhatsApp pelo número (42) 99915-5932, informar nome completo do paciente, número do CPF, data de nascimento, endereço e ponto de referência.
SAÚDE – Além dos idosos, profissionais de saúde da rede privada estão recebendo a vacina nesta terça e quarta-feira incluindo dentistas, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos. A imunização acontece na Secretaria Municipal de Saúde das 9 às 11h30 e das 13h às 16h e deve ser apresentado CPF, Carteira do Conselho da Classe e comprovar vínculo com a instituição em que atua. Autônomos devem entregar declaração de que estão atuando na área. Nesse lote especificamente para profissionais de saúde serão 130 doses.
Profissionais que não forem imunizados nesta leva, devem aguardar orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
A segunda dose para idosos que estão em Instituições de Longa Permanência e profissionais de saúde, será aplicada a partir do dia 13 de fevereiro. (Com assessoria)