Divulgação
Representante da região na Assembleia Legislativa, o parlamentar se reuniu com os membros da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul.
O deputado Hussein Bakri (PSD) se reuniu ontem, 29, com os membros da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul, para discutir a cadeira produtiva, o manejo sustentável e projetos de lei que possam auxiliar na produção em toda a região. “Além de tradição e muita história, a erva-mate do Sul do Paraná é reconhecida pela qualidade do produto. Por isso, vim unir forças à Associação para estudar medidas que alavanquem ainda mais a produção e, consequentemente, a economia da região”, afirmou Bakri, que é líder do governo Ratinho Junior (PSD) e representante do Sul do Estado na Assembleia Legislativa.
São Mateus do Sul e os municípios vizinhos de Antonio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo são conhecidos como a terra da erva-mate em território brasileiro. O reconhecimento oficial ocorreu em setembro de 2017, quando o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entregou o certificado de registro da Indicação de Procedência São Matheus. Na modalidade de Indicação Geográfica (IG), foi a primeira do Brasil relacionada à erva-mate. A conquista pressupôs o atendimento a uma série de requisitos, que, por meio de um selo, passaram a atestar a qualidade da cadeira produtiva local e a agregar maior valor ao produto oriundo da região.
Para valorizar e fortalecer a erva-mate, a Assembleia Legislativa aprovou há 10 dias um projeto do deputado Hussein Bakri que institui o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos do Paraná como Dia do Produtor da Erva-Mate. O parlamentar também apresentou um requerimento para homenagear a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul. A entrega da moção de aplausos será em setembro, em comemoração aos 2 anos desde que a entidade passou a ser a primeira e única a ser reconhecida nacionalmente com o selo do INPI. (Com assessoria)