Arquivo
A iniciativa visa prestar auxílio financeiro ainda durante o exercício de 2022 para as unidades que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a primeira vez que o Estado realiza um aporte complementar dos valores pagos às unidades hospitalares contratualizadas com recursos próprios.
Oito, dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Covid do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) estão ocupados. Um dos pacientes é morador de Ponta Grossa e os demais sete são moradores da região dos Campos Gerais, área de abrangência da atuação do hospital. Outros 03 pacientes estão internados em leitos clínicos do hospital, cuja capacidade é de 25 leitos. Destes pacientes, 03 testaram positivo, 04 testaram negativo e 04 estão sob análise.
O HU-UEPG, por meio da sua assessoria, informou que o plano de ação do hospital prevê: remanejamento de pacientes confirmadamente negativos para Covid, de acordo com protocolo que contempla critérios clínicos, laboratoriais e de imagem, para outros setores do Hospital; envio de mais equipamentos para UTI, respiradores e monitores dentre outros, pelo Governo e abertura de novos leitos; e a contratação de profissionais para atuação nos novos leitos.
Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) fez um alerta para a população sobre a ocupação de leitos de UTI no HU-UEPG. “Em poucas horas recebemos sete pacientes graves da região dos Campos Gerais que estão sendo atendidos nas UTIs Hospital Universitário Regional, elevando para o nível amarelo a taxa de ocupação de leitos”, informou Rangel. Segundo o prefeito, devido ao aumento na taxa de ocupação do HU, o Hospital Bom Jesus também poderá receber pacientes da doença.
“Temos apenas um paciente de Ponta Grossa em UTI, mas como a cidade recebe pacientes de toda a região – e estamos falando de quase um milhão de pessoas que tem como referência Ponta Grossa -, os números aumentaram rapidamente. Se cuidem! Proteja sua família e a família do próximo”, apelou Marcelo Rangel em publicação nas redes sociais. (Com assessoria)