24 de julho de 2019

Governo trabalha para fortalecer o cooperativismo

Divulgação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou ontem, 23, na abertura da AveSui Eurotier South America 2019, em Medianeira, que o Estado prepara as bases logísticas para facilitar ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná, que já é referência para o agronegócio brasileiro.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou ontem, 23, durante a abertura da AveSui Eurotier South America 2019, em Medianeira, que o Estado prepara as bases logísticas para facilitar ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná, que já é referência para o agronegócio brasileiro. O evento acontece durante essa semana na sede da cooperativa Lar e destaca os avanços nos setores de aves e suínos, que ajudaram a transformar o Estado em um grande polo produtor de proteína animal do País.

Ratinho Jr. disse que o cooperativismo é o grande responsável pelos números do setor, que dobra de tamanho a cada dez anos no Paraná. “Todos sabemos da força do cooperativismo, que tem ajudado o Estado a ser o grande protagonista na produção de proteína animal para o mundo”, disse.

Ele acrescentou que o Governo tem função de criar um ambiente para que cooperativas continuem crescendo, gerando mais empregos e riqueza no Estado. “Esse evento internacional fortalece o cooperativismo como um todo, do pequeno agricultor que precisa de novas tecnologias para ser mais eficiente até a grande industrialização”, destacou.

O AveSui tem como finalidade apresentar novas discussões, equipamentos e inovações, além de fomentar ainda mais as cadeias de aves, suínos e a piscicultura. “O Paraná vem se consolidando como maior produtor de proteína animal do País, na pecuária e piscicultura. E o Oeste é a grande referência estadual. Queremos fazer com que todo esse conhecimento possa avançar para outras regiões, gerando emprego e renda”, completou o governador.

INVESTIMENTOS – A região deve ser foco de investimentos bilionários em produção animal nos próximos anos. O Oeste está contemplado dentro de um pacote de R$ 2,5 bilhões, que ainda será oficializado, para ampliações, novas unidades agropecuárias e fabris, além de pontes, melhorias em aeroportos e estradas na região, numa parceria entre cooperativas, empresas e o Governo do Estado.

Todos os investimentos têm início ao longo de 2019 e visam atender o aumento do consumo de proteína animal ao redor do mundo, especialmente na Ásia, América Latina, África e Europa nos próximos 30 anos.

PRODUTIVIDADE – O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Noberto Ortigara, que também participou da abertura, disse que a capacidade produtiva das cooperativas paranaenses está diretamente ligada ao sucesso do modelos nos mercados nacional e internacional. “O Paraná se tornou o principal polo produtor de carnes do Brasil, e vai liderar o processo da suinocultura nos próximos cinco ou seis anos”.

Ele destacou que o Estado também investe pesado na piscicultura e está modernizando a pecuária bovina de corte. “Também somos uma das mecas do leite do Brasil, agora temos que processar, agregar valor e abrir mercado”, afirmou o secretário.

Ortigara disse ainda que a AveSui, com sedes rotativas, é um marco para o Oeste porque coroa um esforço coletivo. “Os maiores interessados são aqueles que criam e que processam, e o Governo tem que dar condições para isso. Vamos cuidar bem do solo e da água, ser competente para ser mais competitivo.” (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos