Divulgação
Governador Ratinho Junior abriu encontro que reúne diretores de escolas estaduais, chefes dos Núcleos Regionais e coordenadores pedagógicos.
Durante o Seminário Aprendizagem em Foco – 2019, ontem, 22, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) garantiu que as iniciativas de capacitação de professores e de equipes pedagógicas e administrativas da rede estadual de ensino serão constantes nesta gestão. O encontro reúne diretores de escolas, chefes de Núcleos Regionais de Educação e coordenadores pedagógicos das regionais para alinhar ações antes do começo do novo ano letivo.
Na abertura, Ratinho Jr. disse que a ideia é fazer treinamento e qualificação dos profissionais da área periodicamente. “O mais importante é a interação, fazer com que a Secretaria de Educação saia do gabinete e fique mais próxima dos professores, diretores e, em especial, dos alunos”, disse o governador.
Acompanhado do secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, e do presidente da Fundepar, José Maria Ferreira, o governador entregou prêmios às escolas que tiveram os melhores resultados ou que mais melhoraram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em cada Núcleo.
Ratinho Jr. também apresentou projetos para a área, como o Escola Segura, para combater a evasão escolar e trazer mais segurança ao entorno das escolas, e Ganhando o Mundo, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Ele também destacou a proposta de oferecer três refeições diárias por turno, com alimentos adquiridos da agricultura familiar.
PROTAGONISMO — De acordo com Feder, o seminário foi pensado para ser um momento de protagonismo dos diretores, com o desenvolvimento de atividades que inspirem todos os profissionais a trocar ideias e soluções para os desafios de melhorar a aprendizagem.
“Estamos buscando soluções para melhorar a aprendizagem e o diretor é a estrela neste processo, porque ele é o regente da escola”, disse Feder. “Precisamos alinhar, conversar, mostrar o que estamos pensando e escutar dos diretores as suas necessidades”, completou.
SEMINÁRIO — O cronograma de atividades do seminário incluí, entre outras, a apresentação de dados do IDEB de 2017 do Paraná com o objetivo de identificar as boas ações implementadas pelas escolas que cresceram na nota e organizar o trabalho pedagógico. As atividades serão organizadas em oficinas, de maneira que todos os participantes tenham acesso a conteúdos e discussões variados.
O superintendente de Educação da Secretaria, Raph Gomes Alves, explicou que o seminário busca compartilhar boas práticas em educação, com exemplos que vem de dentro e de fora do Estado. “Trouxemos para as oficinas relatos de experiências de diretores que têm conseguido superar os desafios, como garantir a permanência do estudante na escola”, disse ele.
Para a diretora do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, Dilce Cardoso, de Guarapuava, o encontro é importante para alinhar as diretrizes para este ano letivo. “A expectativa é de sempre melhorar. Precisamos que nossos alunos estejam cada vez mais bem preparados para enfrentar o mundo do trabalho, a universidade ou aquilo que desejarem fazer”, afirmou Dilce. (Com AEN)