6 de novembro de 2019

Governo propõe a criação do Sistema Estadual de Cultura

Arquivo

Esta é a primeira escola técnica de operação florestal do Brasil. O empreendimento é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e do Esporte, Klabin e a Prefeitura de Ortigueira.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que institui o Sistema Estadual de Cultura (SEC-PR). A implantação desse modelo consolida a cultura como política de Estado e viabiliza a participação do Paraná em editais de âmbito federal, garantindo mais recursos para a área.

O SEC-PR integrará o Sistema Nacional de Cultura e será organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada. O sistema estadual também tem como finalidade promover o exercício pleno dos direitos culturais e o desenvolvimento humano, além de garantir acesso a serviços culturais a todas as classes sociais.

Os objetivos da iniciativa incluem ainda o incentivo ao uso de novas tecnologias em processos artísticos e culturais, salvaguardar os acervos históricos, promover a cultura da paz e os intercâmbios, além de estimular os municípios a desenvolverem iniciativas nessa área.

Segundo Ratinho Jr., o SEC-PR vai ampliar o diálogo com a sociedade civil e facilitar os repasses de recursos para projetos culturais. “O Governo do Estado precisa ser um catalisador de projetos culturais”, sustenta o governador.

Para ele, o Sistema Estadual da Cultura é uma diretriz de caráter permanente para ajudar o Plano Estadual de Cultura a ter mais efetividade. “Vai incentivar as manifestações nas suas diversas áreas, no teatro, nos cinemas, na literatura, nos festivais, nos museus”, disse.

QUALIFICAÇÃO – O texto também institui um programa estadual de formação e qualificação na área cultural, de caráter continuado, com objetivo de profissionalizar agentes dos setores público e privado.

“Queremos ampliar os repasses, a interação com os municípios e o alcance da cultura”, sustenta o secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José. Ele reforça que a iniciativa se soma a uma rede de programas que tem como intuito interiorizar e fortalecer a produção cultural no Paraná.

O secretário ressalta que a medida contribui para preservar a memória do Estado e estimula o desenvolvimento das pessoas. “A cultura fomenta o turismo e o pensamento crítico”, destacou. “O Sistema Estadual de Cultura é uma metologia do comprometimento do Estado nessa área”.

PLANO ESTADUAL – A criação do SEC-PR atende ao compromisso do Poder Executivo com o Plano Estadual de Cultura, principalmente no respeito aos direitos humanos, garantia de acessibilidade e diversidade, democratização das instâncias culturais e efetivação das políticas públicas para a área. Esse plano tem como meta reconhecer, proteger e valorizar os patrimônios e manifestações culturais do Estado em um cenário descentralizado e miscigenado.

MECANISMOS – A Secretaria da Comunicação Social e da Cultura tem trabalhado desde o começo de 2019 nos mecanismos que antecedem a efetivação do Sistema Estadual de Cultura, como o fortalecimento do Conselho Estadual de Cultura, composto paritariamente por 36 representantes da comunidade cultural, da sociedade civil e do poder público.

Além disso, promoveu mudanças no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), com a finalidade de ampliar a aplicação de recursos financeiros provenientes do Fundo Estadual da Cultura e do incentivo fiscal a projetos culturais. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos