Divulgação
Os recursos e equipamentos do Centro de Odontologia Digital, inaugurado ontem, 24, serão utilizados para as aulas de graduação e pós-graduação, além de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população que busca os consultórios de odontologia da UEPG.
O Governo do Estado vai destinar R$ 350 mil para o curso de Odontologia (COD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa até o final desse ano. O anúncio foi feito pelo superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ontem, 24. Ele participou da inauguração do Centro de Odontologia Digital da Universidade.
Os recursos e equipamentos do COD serão utilizados para as aulas de graduação e pós-graduação, além de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população que busca os consultórios de odontologia da UEPG.
O professor do Departamento de Odontologia e coordenador do COD, João Carlos Gomes, destacou o trabalho da UEPG para que o planejamento fosse concretizado. “O que nós queremos é que esse laboratório seja uma referência na odontologia digital, que é uma área ainda nova em nível universitário”, disse.
Para Gomes, a inauguração do laboratório e novo aporte vão colaborar para o trabalho de estagiários, alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da região. “A odontologia está trabalhando diuturnamente. Todos os professores, sem exceção, estão trabalhando incansavelmente porque queremos proporcionar o melhor aprendizado aos estudantes e melhor tratamento aos pacientes”, acrescentou.
O Centro de Odontologia Digital conta com equipamentos de modelagem e estudos em 3D e uma fresadora de fácil operação, que permitem aos usuários a criação de próteses. Os equipamentos serão utilizados por todo o curso de Odontologia para ensino e pesquisa.
Segundo Aldo Bona, o laboratório servirá ao projeto de colocar a Universidade à disposição da população. “Neste período de pandemia, nossas universidades se tornaram ainda mais reconhecidas pela sociedade, principalmente por conta do trabalho das áreas da saúde no seu contexto geográfico”, salientou o superintendente, que ainda agradeceu o trabalho conjunto com a reitoria da UEPG.
“Durante a pandemia, tivemos desafios pedagógicos, de infraestrutura e de segurança, para darmos condições para o andamento das aulas práticas, cuja carga-horária na Odontologia, é imensa”, explicou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.
Para ele, o trabalho do curso de Odontologia dará segurança para que outros cursos possam retomar as atividades. “Esse investimento fará da Odontologia-UEPG uma referência”, disse.
Sanches Neto ainda lembrou que a conquista do investimento via Seti é um mérito do curso de Odontologia. “Esta verba gera economia para a instituição e eficiência para os estudantes trabalharem, porque estarão com novos equipamentos”, arrematou. (Com AEN)