9 de abril de 2019

Governo do Estado regulamenta transmissão ao vivo de licitações presenciais

Divulgação

A população poderá acompanhar pela internet a escolha dos fornecedores de diversos insumos para a administração pública, como produtos alimentícios e combustível.

A transmissão ao vivo dos processos licitatórios do governo do Estado, realizados de forma presencial, foi regulamentada pelo decreto nº 1077, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Com a medida os cidadãos poderão acompanhar a escolha de fornecedores de diversos insumos para a administração pública, como produtos alimentícios e combustível.

Em 2018, o governo do Paraná promoveu 415 pregões presenciais e 1.705 de forma eletrônica. Neste ano já ocorreram 16 presenciais e 93 eletrônicos.

O decreto regulamenta a gravação e a transmissão ao vivo de processos licitatórios de todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. A medida garantirá que os cidadãos acompanhem a abertura dos envelopes da documentação relativa à habilitação dos concorrentes, verificação da conformidade de cada proposta, julgamento e classificação.

TRANSMISSÃO – A transmissão dos procedimentos licitatórios poderá ser acompanhada pela internet, através do site do Portal da Transparência, no ícone “compras”. De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, Bráulio Cesco Fleury, a inovação permitirá que a população tenha acesso aos investimentos realizados com dinheiro público.

“Na sessão, as empresas trazem os envelopes, apresentam a habilitação jurídica e fazem a disputa de preço, tudo sendo filmado e transmitido ao vivo. Isso coibirá a prática de qualquer ato ilícito”, afirma Fleury. Ele explica que nas licitações realizadas de forma presencial o critério do menor preço é associado com outros requisitos, como questões técnicas.

Em cada sessão haverá a presença do pregoeiro ou equipe de licitação e o uso de no mínimo duas câmeras de vídeo, uma com foco na mesa e outra na plateia. De modo geral, ao final será possível conhecer o vencedor e quem celebrará o contrato. As exceções ocorrem quando a administração pública suspende o processo para certificar que determinados critérios atendem à demanda do órgão comprador.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) será responsável pelo armazenamento dos arquivos digitais das transmissões para proteção dos dados. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos